Ciclo de Estudos em Sustentabilidade: Dos Conceitos à Prática Programas Avançado Online/Live - 1ª Edição

Docentes Saber Mais

Ana Fragata


Ana Fragata é investigadora do GeoBioTec da Universidade de Aveiro (UA). Tem Doutoramento Europeu em Engenharia Civil pela UA com a Universidade Técnica da Dinamarca e Diploma de Formação Avançada em Conservação e Recuperação do Património Construído pelo Instituto Superior Técnico (IST). Foi investigadora e membro do Conselho Científico do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), professora auxiliar convidada na Universidade Portucalense, Sustainability intern nas Nações Unidas – United Nations for Office Project Services (UNOPS) e investigadora do projeto “Smart Cities and Law, E.Governance and Rights” da Universidade do Minho. Fundadora e diretora do FICIS – Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis. Autora de mais de 80 publicações: revistas científicas, conferências nacionais e internacionais, relatórios e artigos de disseminação pela sociedade. Desenvolve investigação em conservação e sustentabilidade do património construído e dos territórios / smart cities.

Angelina Teixeira


Licenciada em Direito pela Universidade Católica do Porto. Mestre em Direito Administrativo – Contratação Pública pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Detentora de Pós-Graduações pela Universidade de Coimbra. É árbitra do Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD) e Membro Efetivo do Conselho Disciplinar da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (membro não ROC). Membro da Comissão de Direito à Privacidade e Proteção de Dados Pessoais na OAB subsecção de Campinas – São Paulo. É Advogada com a cédula profissional n.º 53245p tendo o seu domicílio profissional no Porto e Lisboa, mas atua em todo o território continental e Ilhas. É formadora acreditada pelo IEFP desde 2011 e as principais áreas que ministram são em Direito da Contratação Pública, Gestão de Contratos Públicos, Compliance, Regime Geral da Prevenção da Corrupção (RGPC), Contraordenações, Direito Disciplinar, Marcas e patentes, Recuperação de Créditos.  

António Sanfins


Licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e mestre em Engenharia do Ambiente pela mesma Faculdade. Pós Graduado em Gestão de Energia e Eficiência Energética pelo ISQ é Técnico Certificado pela ADENE no âmbito do Sistema de Gestão de Consumos Intensivos de Energia (SGCIE) e Auditor Interno certificado pela CERTIF no âmbito da Norma ISO50001. Consultor para ás áreas da energia, ambiente e sustentabilidade, foi técnico superior do IDITE-Minho, onde desempenhou funções de chefe de projectos do Centro de Tecnologias Limpas e do Ambiente,coordenador da área de energia e eficiência energética e, por último, de Coordenador Geral tendo, também, sido o responsável pela Spin-off do Instituto SmartProcess – Soluções de Energia e Ambiente, Lda.. Responsável por diversos trabalhos na área da energia, designadamente auditorias, planos de racionalização, projectos de recuperação de energia e análise de projectos. No domínio da investigação nos últimos anos tem realizado diversos trabalhos de desenvolvimento de algoritmos para sistemas de suporte à tomada de decisão em sistemas de gestão de energia multi-variáveis. Foi também Professor convidado na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) leccionando diversas disciplinas nos cursos de Engenharia do Ambiente e da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Águeda.

Carla Silva


Licenciada em Engenharia do Ambiente (pré-Bolonha), pela Universidade de Aveiro, Mestre em Gestão e Políticas Ambientais (pré-Bolonha), pela Universidade Nova de Lisboa e Técnica Superior em Segurança e Saúde no Trabalho. Atualmente, é Consultora e formadora nas áreas de Ambiente, SST e Qualidade. Possui 25 anos de experiência profissional nos setores: industrial (metalomecânica, componentes de móveis de madeira, produtos químicos, colas e revestimentos, alimentar, tratamentos de águas e águas residuais e soldadura), ensino superior (universitário e politécnico) e investigação científica. Na Indústria tem experiência em: implementação de Sistemas de Gestão de acordo com as normas de referência ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (ambiente), ISO 45001 (SST) e Sistemas da Forest Stewardship Council (FSC) – Cadeia da Responsabilidade; obtenção do Licenciamento Ambiental; realização de diagnósticos da conformidade legal (ambiental e SST) e elaboração de fichas de dados de segurança de acordo com as exigências do REACH e CLP. No ensino superior lecionou aulas práticas de tecnologias ambientais ao curso de Licenciatura de Engenharia do Ambiente da Universidade de Aveiro e disciplinas das áreas dos resíduos e licenciamento industrial e ambiental a cursos do Instituto Politécnico de Coimbra. Na investigação científica desenvolveu trabalho na Universidade de Aveiro nas áreas de Avaliação de Impacte Ambiental e Análises Ambientais (águas, sedimentos, solos e biota), associadas a diferentes projetos nacionais e internacionais, com vários trabalhos e artigos publicados. Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros – Colégio de Ambiente.

Helena Hörster


Licenciada em Medicina Veterinária pelo ICBAS e especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina, da Universidade do Porto. É estudante finalista do Executive Master in Sustainability Management na Porto Business School. É auditora com 20 anos de experiência em análise de risco em instalações da cadeia alimentar, incluindo produção primária, transformação industrial e valorização de subprodutos animais ou sua eliminação. É membro da Comissão Técnica de Sustentabilidade da Ordem dos Médicos Veterinários.

Henrique Barros


Administrador da ARCH S.A. (ex-Cerâmica de Valadares). Licenciado em Engenharia Química no Instituto Superior de Engenharia do Porto (pré-Bolonha), CES em Gestão de Energia, Auditor Energético, Sócio-gerente de empresa de Consultoria. Da experiência profissional destacam-se as funções desempenhadas na Direcção de Produção e de Operações em empresas Industriais das áreas Metalomecânica e Cerâmica. Experiência de 20 anos como Consultor em Gestão empresarial nas componentes de Estratégia, Comercial, Produção, Logística, Recursos humanos, Controlo de Gestão, Sistemas de informação, Energia, Manutenção e processos de Concepção. O percurso profissional permitiu a colaboração e prestação de serviços em sectores distintos como Metalomecânico, Alimentar, Cerâmica, Química, Transportes, Construção, Têxtil, Madeiras, Papel, Software, Rochas ornamentais, Projecto e arquitectura, Tipografia, Cablagens eléctricas, Moldes, Plásticos, além de colaboração próxima com instituições como ISQ, AIMMAP, Cenfim, AEBA, Cinfu, AEP, IDT. São relevantes os trabalhos efectuados na reestruturação e racionalização de organizações, implementação de processos de controlo de Gestão, desenvolvimento de software específico, planeamento e monitorização da produção, adopção de metodologias de incentivos por desempenho, concepção de modelos de Custeio e Orçamentação evoluídos, implementação de Aplicações de monitorização da gestão e apoio á decisão.

Leonardo Lipinski


Atua nas áreas inerentes ao Setor Elétrico desde 2005, tendo experiência na Certificação de Sistemas de Terra, Projetos Elétricos e de Automação, Análise de Tarifação de Energia e Eficiência Energética, Ensaios Elétricos e Redes de Comunicação dedicadas à Supervisão e Automação de Subestações. Paralelamente, atua como formador em Cursos Técnicos e de Qualificação Profissional há 15 anos, nas áreas de Eletrotécnica e de Automação Industrial. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Brasil e Pós-Graduado em Automação Industrial. Mestrado em curso em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia no Instituto Superior de Engenharia do Porto – ISEP – Portugal. Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros de Portugal – OEP no Colégio de Eletrotécnica desde 2018. Atualmente é coordenador do departamento de Engenharia Elétrica da CJR Renewables desenvolvendo projetos executivos (EPC) de Sistemas de Armazenamento de Energia por Baterias (BESS) de grande dimensão para o mercado de energia da América do Sul e Europa, além de projetos Eólicos e Solares para os mesmos mercados.

Moritz von Schwedler


Professor convidado na Universidade do Minho nas áreas de Marketing, Estratégia Empresarial, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Proteção do Consumidor e Ética Empresarial.Doutorado pela University of Sheffield Management School, Inglaterra, sobre facilitadores e barreiras da implementação das estratégias de responsabilidade social em empresas. Mestrado em Gestão pela Lancaster University, Inglaterra. Licenciatura em Ciências de Computadores pela Bonn-Rhein-Sieg University of Applied Sciences, Alemanha.Conhecimento das estratégias de sustentabilidade em organizações públicas e privadas e participou em iniciativas de PRME – Responsible Manage Education na Sheffield University Management School.

Nuno França


Desenvolveu a sua carreira em operações, nomeadamente em logística e cadeia de abastecimento, com mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais e com presença global. Licenciado em Engª Mecânica pela FEUP (1997). Com provas dadas em soluções de redução de custos, performance em ambientes exigentes e competitivos, e focus na melhoria de processos e nível de serviço. EMBA pela PBS (2009). Diretor de logística da Revigrés (2007- atualidade). Diretor de Logística e responsável pelo arranque do negócio Logística em Portugal da empresa Willi Betz (2003-2007). Responsável de logística e serviço ao cliente na Bosch Termotecnologia (2000-2003). Responsável de logística na Vista Alegre (1998- 2000). Formador de vários módulos de logística e supply chain, participação na atualização e adaptação dos manuais de apoio na APLOG.

Deseja saber mais informação sobre este Programa Avançado?

    Política de Privacidade