Ciclo de Estudos em Sustentabilidade: Dos Conceitos à Prática Programas Avançado Online/Live - 1ª Edição

Disciplinas Saber Mais

Sustentabilidade e a Dimensão Social das Empresas

Moritz von Schwedler (Clique para ver CV)

Introdução:

Assegurar a Sustentabilidade Empresarial implica um planeamento cuidadoso das dimensões económica, ambiental e social. Nos últimos anos as questões sociais têm sido alvo de maior relevo, por exemplo no contexto da Agenda 2030 das Nações Unidas, como parte dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), assegurar condições de igualdade entre géneros, políticas de renumeração adequadas entre outros.

As dimensões sociais são um requisito central da transição para uma gestão empresarial responsável e resiliente. Este módulo clarifica as exigências da Corporate Social Reporting Directive (CSRD) e das normas EFRAG relativas ao pilar social, explicando como traduzi‑las em políticas, indicadores e evidência operacional. Serão abordados temas críticos — igualdade de género, remuneração justa, saúde e segurança no trabalho, direitos laborais, diversidade e inclusão, e diligência devida social na cadeia de abastecimento — e demonstrado como estes temas devem ser reportados segundo os referenciais europeus (EFRAG).

Serão abordados, também, outras ferramentas importantes neste contexto como como o Global Reporting Initiative, SA8000 e ISO 26000 e efetuado o devido enquadramento no âmbito da Agenda das Nações Unidas 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Objetivos

Gerais

  • Compreender e aplicar os requisitos da CSRD e das normas EFRAG para o pilar social, transformando-os em políticas organizacionais e em indicadores mensuráveis.
  • Desenvolver e implementar processos de diligência e mitigação de impactos sociais na organização e na cadeia de abastecimento;
  • Elaborar relatórios sociais claros, verificáveis e alinhados com melhores práticas internacionais

Específicos

No final do curso, os formandos serão capazes de:

  • Mapear matérias relevantes sociais para a organização com base em CSRD/EFRAG, GRI, SA8000 e ISO 26000, aplicando critérios de materialidade e impacto para priorização.
  • Definir indicadores e metas mensuráveis para igualdade de género, remuneração justa, saúde e segurança e diversidade, alinhando-os com os indicadores EFRAG e os KPI recomendados pela GRI.
  • Desenhar e documentar processos de diligência devida social na cadeia de abastecimento conforme princípios EFRAG e SA8000, incluindo identificação de riscos, ações corretivas e monitorização.
  • Elaborar políticas e procedimentos operacionais (remuneração, igualdade, saúde e segurança, inclusão) traduzindo as orientações da ISO 26000 em práticas internas verificáveis.
  • Preparar e estruturar evidência e narrativa de relato que satisfaça requisitos EFRAG/CSRD, integrando métricas GRI e certificações/controles SA8000 quando aplicável.
  • Capacitar equipas e estabelecer governação para monitorização contínua, responsabilidades internas e revisão periódica das práticas sociais, com modelos de reporte e auditoria interna compatíveis com EFRAG.

Programa:

  1. Introdução à dimensão social das empresas.
  2. A ética da dimensão social.
  3. Ferramentas de sustentabilidade social: EFRAG, GRI, SA8000, ISO 26000.
  4. Implementação a avaliação de medidas da sustentabilidade social.
  5. Casos e exemplos práticos.

Métodos de Ensino:

  • Método expositivo-participativo com uso de multimédia e Powerpoint
  • Aplicação de Casos Práticos
  • Partilha de experiências e debate orientado;

Destinatários:

  • Gestores
  • Profissionais de qualquer área com interesse em conhecer o seu papel para a contribuição para a dimensão social de sustentabilidade.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.