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Técnicas de Assertividade
Lurdes Viana, Dra. (Clique para ver CV)INTRODUÇÃO
A assertividade no modo de estar, ser e falar é um comportamento de influencia que exige maturidade passando pelo controlo emocional com o objetivo de comunicar as nossas ideias e sentimentos ou defender os nossos legítimos direitos de forma respeitosa sem a intenção de ofender e com autoconfiança. Esta estratégia de comunicação tem por base algumas dicas importantes que favorecem a confiança na capacidade expressiva, potencia a auto-estima, contribui o bem-estar emocional e melhora a imagem social quer no plano individual ou em equipa.
OBJETIVOS
Objetivos gerais:
Capacitar as pessoas participantes de técnicas de comunicação assertiva, com impacto nas suas relações laborais de em equipa.
Objetivos específicos:
- Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir conversas difíceis.
- Identificar as características dos diferentes estilos comportamentais de comunicação interpessoal.
- Identificar técnicas de autocontrolo e a autorregulação das emoções para a influencia positiva.
- Identificar técnicas para lidar com os comportamentos negativos do outro.
PROGRAMA
- Comunicação interpessoal eficaz e eficiente (atenda ao cérebro reptiliano)
- Escuta ativa na comunicação
- Estilos comunicacionais
- A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
- Dimensões do comportamento assertivo
- Técnicas verbais: Disco riscado, edredão e DEEC,
- Saber dizer “não” de forma construtiva.
- Formular pedidos.
- Dar e receber feedback.
- Lidar com a crítica.
- Opiniões positivas: O feedback Sandwich.
- Componente emocional da assertividade.
- Desenvolvimento da assertividade em cinco passos.
MÉTODOS PEDAGÓGICOS
Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.