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Técnicas de Assertividade

Lurdes Viana, Dra. (Clique para ver CV)

INTRODUÇÃO

A assertividade no modo de estar, ser e falar é um comportamento de influencia que exige maturidade passando pelo controlo emocional com o objetivo de comunicar as nossas ideias e sentimentos ou defender os nossos legítimos direitos de forma respeitosa sem a intenção de ofender e com autoconfiança. Esta estratégia de comunicação tem por base algumas dicas importantes que favorecem a confiança na capacidade expressiva, potencia a auto-estima, contribui o bem-estar emocional e melhora a imagem social quer no plano individual ou em equipa.

OBJETIVOS

Objetivos gerais:
Capacitar as pessoas participantes de técnicas de comunicação assertiva, com impacto nas suas relações laborais de em equipa.

Objetivos específicos:

  • Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir conversas difíceis.
  • Identificar as características dos diferentes estilos comportamentais de comunicação interpessoal.
  • Identificar técnicas de autocontrolo e a autorregulação das emoções para a influencia positiva.
  • Identificar técnicas para lidar com os comportamentos negativos do outro.

PROGRAMA

  • Comunicação interpessoal eficaz e eficiente (atenda ao cérebro reptiliano)
  • Escuta ativa na comunicação
  • Estilos comunicacionais
  • A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
  • Dimensões do comportamento assertivo
  • Técnicas verbais: Disco riscado, edredão e DEEC,
  • Saber dizer “não” de forma construtiva.
    • Formular pedidos.
    • Dar e receber feedback.
    • Lidar com a crítica.
    • Opiniões positivas: O feedback Sandwich.
  • Componente emocional da assertividade.
  • Desenvolvimento da assertividade em cinco passos.

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.

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