Disciplinas Saber Mais

Gestão da Manutenção sem Stress

Lurdes Viana, Dra. (Clique para ver CV)

INTRODUÇÃO

Quando bem gerido o stress ajuda o individuo a analisar de modo mais prudente o que o inquieta, identificando alternativas e procurando soluções mais adequadas à satisfação das suas necessidades. A reformulação de problemas é uma atitude que visa a recuperação do equilíbrio. Saber gerir o stress é uma mais valia no desenvolvimento de competências e aumento da eficiência e da eficácia no dia-a-dia profissional e pessoal do técnico de manutenção de instalações elétricas.

OBJETIVOS

Objetivos gerais:
No final do Curso, os formandos deverão ser capazes de:

  • Compreender os desafios da organização do trabalho e do stress que regem o dia a dia das organizações.
  • Compreender os erros cometidos pela falta de planeamento
  • Identificar fatores, ações e técnicas de gestão de situações potencialmente stressantes

Objetivos específicos:

  • Aferir a importância da análise das prioridades
    • O que é prioritário, urgente e importante
    • Urgência e emergência.
  • Como ganhar tempo com a matriz de Eisenhower no dia a dia de um técnico de manutenção de instalações elétricas.
  • Identificar os fatores da delegação com responsabilidade
  • Identificar os desperdiçadores de tempo
  • Aferir a importância de controlar e/ou eliminar os desperdiçadores de tempo
  • Definir stress: Tipos de stress – Eustress e distress
    • Fatores indutores de stress e manifestações de stress num técnico de manutenção elétrica.
  • Vulnerabilidade ao stress
  • Mecanismos de defesa contra o stress
  • Manifestações de stress num técnico de manutenção elétrica
    • Manifestações Psicológicas, comportamentais e fisiológicas
  • Consequências do stress relacionado com o trabalho
    • Consequências a nível individual e Organizacional
    • Estratégias para lidar e/ou evitar o stress
      • mecanismos de coping

PROGRAMA

  1. Princípios da organização do trabalho
    • Método ABC e matriz de Eisenhower (tarefas Urgentes e importantes, tarefas Urgentes e Não Importantes, tarefas Não Urgentes e Importantes e tarefas Não Urgentes e Não Importantes) e método GTD.
    • Desperdiçadores de tempo e plano de ação para ultrapassar
    • Princípios da delegação.
  2. Gestão do stress
    • Tensão negativa e stress– Quais as diferenças?
    • Eustress e distress
    • Fatores stressantes, quantitativos e qualitativos do stress
    • Plano de ação para evitar o stress
  3. Boas práticas e melhoria continua

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.

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