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Six Sigma – Sua Aplicação nas Empresas

Pedro Sousa, Eng. (Clique para ver CV)
Introdução

O que atualmente se denomina de Six Sigma surgiu no início de 1987, quando profissionais da empresa Motorola iniciaram uma série de estudos sobre os conceitos estabelecidos por Deming sobre a variabilidade dos processos de produção, tendo como objetivo melhorar o desempenho por meio da análise de tais variações. Essas iniciativas foram reconhecidas pela direção da Motorola, que apoiou e estimulou a disseminação da nova abordagem proposta, pois visava a sua implementação em todas as atividades da empresa e enfatizava o conceito de melhoria contínua.

A proposta da Motorola buscava resolver o crescente aumento de reclamações relativas à ocorrência de falhas nos produtos eletrónicos manufaturados, dentro do período da garantia. Tal fato motivou a empresa a adotar o desafio de alcançar um desempenho de produtos livres de defeitos e tinha como alvos principais o aumento da confiabilidade do produto final e a redução de perdas. Em 1988, a Motorola recebeu o Prémio Malcolm Baldrige de Qualidade e a introdução do programa Six Sigma passou a ser reconhecida como responsável pelo sucesso alcançado pela organização. Após a divulgação dos ganhos obtidos pela Motorola, outras empresas adotaram o Six Sigma, tais como Texas Instruments (em 1988), IBM (em 1990), ABB – Asea Brown Boveri (em 1993), Allied Signal e Kodak (em 1994) e a General Electric (em 1996).

O princípio fundamental do programa Six Sigma é o de reduzir continuamente a variação nos processos, e desta maneira eliminar os defeitos ou falhas nos produtos e serviços. Atualmente, o Six Sigma é compreendido como uma prática de gestão, que busca melhorar a competitividade de empresas de qualquer setor de atividade, sejam produtos ou serviços, ou de qualquer dimensão – pequena, média ou grande empresa – com a finalidade de aumentar a quota de mercado, reduzir custos e otimizar as operações.

Objetivos

No final do Curso, os Formandos serão capazes de:

  • Compreender a importância da metodologia Six Sigma e o seu impacto ao nível dos objetivos estratégicos das organizações;
  • Dominar a abordagem de gestão de projetos aplicada ao Six Sigma – o DMAIC;
  • Identificar as ferramentas previstas em cada fase do DMAIC;
  • Compreender a dinâmica de uma equipa e o papel da liderança e do coaching no cumprimento dos objetivos do projeto;
  • Conhecer e aplicar os conceitos Six Sigma nas suas organizações.
Programa
  • Introdução à metodologia Six Sigma;
  • Six Sigma e os objetivos estratégicos da empresa;
  • Elementos de um programa Six Sigma;
  • Funções e responsabilidades: Champion, Black Belt, Green Belt, Yellow Belt;
  • Impacto na estrutura organizacional da empresa;
  • Alinhamento do Six Sigma com os objectivos estratégicos da empresa
  • A metodologia DMAIC: Define, Measure, Analyze, Improve, Control.
  • A seleção de projetos;
  • Implementação e acompanhamento do projeto
Métodos de Ensino

Expositiva, interrogativa, participativa.

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