Disciplinas Saber Mais
Gestão de Projetos – Metodologia PMBOK
Jorge Soares Pinto, Eng. (Clique para ver CV)Introdução
Dotar os responsáveis das empresas de uma metodologia de gestão de projetos (PMBoK – Project Management Body of Knowledge do PMI – Project Management Institute, um standard ANSI), de modo a controlar o cronograma, orçamento e desempenho da equipa de projeto, para atingir a satisfação do cliente, maximizando a obtenção de resultados.
Objetivos
No Final do Curso os Participantes serão capazes de:
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- Gerir um Projeto, coordenando a equipa, controlando o cronograma e o orçamento delineados, de forma a conseguir os melhores resultados.
- Com a metodologia PMBoK, ajudar o gestor de projetos a analisar e sistematizar os diversos aspetos envolvidos, de modo a não negligenciar nenhum aspeto chave.
- Com uma ferramenta de apoio à Gestão de Projetos, como o MS Project, ajudar o gestor de projetos a controlar todos os aspetos, ao longo do cronograma delineado.
Objetivos Específicos
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- Planear e organizar dum modo eficaz: “on-time”, “on-cost” com satisfação do cliente
- Conceitos fundamentais de gestão de projetos
- Aplicar uma metodologia de gestão de projetos (PMBOK – Project Management Book of Knowledge do PMI – Project Management Institute)
- Tratamento da informação
- Âmbito dos projetos
- Aplicar os instrumentos de apoio para planificação e gestão
- Dominar o MS Project
Programa (Alguns dos tópicos abordados:)
Organização e Liderança
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- Funções do Gestor de projeto
- Formação da equipa
- Organização interna do Projeto
- Patrocínio ao mais alto nível
- Indicadores de avanço
- Liderança e tomada de decisão
- Comunicação
- Gestão de conflitos
Planeamento, Programação e Controlo
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- Ciclo de vida de um Projeto
- As fases de desenvolvimento de um Projeto
- Fatores críticos de um Projeto
- Objetivos e âmbito
- Identificação de necessidades
- Planeamento e PERT (caminho crítico)
- Alocação de recursos
- Orçamento e custos do projeto
- Acompanhamento e controlo do projeto
Contratação, Negociação e Risco
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- Do concurso ao contrato
- Definição de qualidade
- Gestão do Projeto e Risco
- Identificação de riscos
- Determinação de impacto dos riscos
- Controlo dos riscos
- Plano de contingência
- Negociação
Conclusão
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- Conclusão do projeto
- Arranque em Produção (roll-out)
- Avaliação de desempenho
Conteúdo Programático
Enquadramento dum Projeto em termos do processo de Gestão estratégica
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- Gestão Estratégica
- Missão
- Objetivos
- Políticas
- Planos
- Orçamentos
- Procedimentos
- Métodos de avaliação e controlo
Plano Estratégico
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- Estratégia da Organização
- Estratégia Divisional
- Estratégia Funcional
- Análise – Formulação – Implementação de uma Estratégia
- Avaliação e controlo
Introdução à Gestão de um Projeto
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- Conceito de Projeto
- Características dos projetos
- Porque falham os projetos
- Standards (PMBOK)
- Condições de gestão dum projeto
O “cliente” e o Diretor de Projeto
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- O cliente do projeto
- Missões e tarefas do Diretor de Projeto
- Perfil do Diretor de Projeto
- Formação requerida
- Relações entre projectos e direções funcionais
O projeto e a estrutura
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- Implicações estruturais dos projetos
- Organização matricial
- Dependência funcional
Definição do projeto
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- Etapas do projeto
- Análise de viabilidade e custo-eficácia
- Estudo de rendibilidade do projeto
Planeamento e organização do Projeto
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- Objetivos do projeto
- Descrição das actividades
- Previsão de tempos e custos
- Sistemas de programação e planificação
- Distribuição de recursos
- Documentação da organização do projeto
Técnicas e instrumentos de controlo
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- Acompanhamento do projeto
- Modificações e seus limites
- Controlo dos prazos
- Dominar os prazos e satisfazer clientes
- Avanço físico e conclusão de tarefas
- Controlo de qualidade
- Estimativa e controlo dos custos
- Articulação dos custos e prazos
- Gestão da informação
- Organização da circulação de informação
O MS PROJECT como ferramenta de Gestão de Projetos
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- Definição do Projeto
- Calendários
- Definição do calendário base do projeto
- Definição de calendários específicos para uma determinada tarefa ou um determinado recurso / intervenção
- Replicação de um calendário de um projeto para outro
- Planeamento inicial de um Projeto
- Tarefas agrupadas em etapas
- Duração de tarefas
- Sequenciação de tarefas (precedências)
- Tarefas recorrentes
- “Milestones”
- Determinação do(s) caminho(s) crítico(s)
- Determinação das folgas
- Tratamento PERT das atividades mais complexas
- Tratamento PERT das atividades mais complexas
- Custos de cada recurso (trabalho e material)
- Unidades identificadoras de cada recurso material
- Definição de calendários de trabalho para cada recurso
- Alocação de recursos às tarefas
- Partilha de recursos
- Resolução de sobre-alocações e nivelamento de recursos
- Definição do Baseline – Plano de Base – do projeto
- Controlo de execução do projeto