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Novas Tendências da Água: Nexus Água-Energia, Emissões de GEE, Gestão de Dados e Desafios Futuros

João Vilaça (Clique para ver CV)

INTRODUÇÃO:

A água não é apenas água. Tornou-se um bem escasso, transacionado, monitorizado, vigiado. A água que é utilizada para beber e regar, também serve como solvente de poluentes, como meio de transporte de resíduos, como armazenamento de energia, como meio de arrefecimento ou de crescimento de microrganismos. A mesma molécula de água que é recolhida, tratada, utilizada, descarregada é novamente recolhida e tratada e utilizada e descarregada, num ciclo repetido vezes sem conta.

Este módulo pretende abordar as novas e diferentes perspetivas de gestão da água, a qual tem vindo a mudar de forma acelerada nos últimos anos e certamente continuará a mudar no futuro próximo. A água no final de um processo de tratamento pode ser reutilizada para fins diversos da simples restituição ao meio hídrico. Torna-se necessário entender o nexus água-energia e como a partir de relação unívoca do consumo energético associado à utilização da água se está a passar para uma relação biunívoca que incorpora também a produção de energia. A utilização da água implica o consumo de recursos e a emissão de gases com efeito de estufa que as alterações climáticas tornam urgente monitorizar, contabilizar e diminuir. Os rápidos avanços da tecnologia em todos os domínios da vida moderna são naturalmente extensíveis à utilização da água, pelo que importa perceber como tirar partido das oportunidades que a revolução digital traz e igualmente ter consciência dos principais desafios inerentes. Esses desafios não se esgotam na componente digital, sendo possível extrair da água compostos com valor comercial e dos resíduos produzidos no seu tratamento, criando uma lógica de economia circular. É igualmente necessário conhecer os novos riscos químicos e biológicos e avaliar como a opinião pública, a indústria e a crescente regulamentação europeia refletirá essas preocupações.

 

OBJETIVOS:

No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:

  • Compreender as novas abordagens ao ciclo urbano da água, como a reutilização da água tratada;
  • Entender o Nexus Água-Energia e as oportunidades de produção de energia;
  • Conhecer as emissões de gases com efeito de estufa relacionadas com a água;
  • Entender a importância da gestão dos dados operacionais;
  • Reconhecer as oportunidades, como a recuperação de compostos da água, e os riscos que advêm dos desafios futuros.

 

DESTINATÁRIOS:

  • Profissionais que exerçam atividade relacionada com as diversas utilizações de águas e que pretendam adquirir ou atualizar conhecimentos;
  • Recém-licenciados ou com formação superior na área do ambiente ou similar que pretendam adquirir competências técnicas;
  • Auditores e consultores;
  • Técnicos de entidades e organismos públicos ligados à área ambiental.

 

PROGRAMA:

Nexus Água-Energia

  • Instalações de água: de consumidoras a produtoras de energia.
  • Oportunidades da produção descentralizada (ex. comunidades de energia renovável).
  • Digestão anaeróbia de resíduos orgânicos com produção de biogás.
  • Utilizações possíveis do biogás.

Emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE)

  • Inventários de emissões nacionais e das empresas.
  • Principais GEE do setor da água, estratégias de monitorização e controlo.
  • Introdução aos mercados de carbono e certificados de garantia de origem renavável.

Gestão dos dados operacionais

  • Conceitos chave de digitalização para não especialistas.
  • A pirâmide da informação operacional: desde o “chão de fábrica” até à Inteligência Artificial.
  • Armazenamento e análise dos dados operacionais.
  • Oportunidades e ameaças da revolução digital.

Desafios futuros

  • Evolução da legislação europeia da água e da poluição.
  • Valorização de compostos da água: azoto, fósforo, enxofre, celulose, biopolímeros.
  • Valorização de resíduos provenientes da água na lógica da economia circular.
  • Novos poluentes biológicos (ex. SARS-CoV-2) e químicos (ex. PFAS).

 

MÉTODOS PEDAGÓGICOS:

  • Exposição e apresentação das temáticas utilizando meios áudio visuais;
  • Análise de casos e experiências, resultantes da partilha entre formador e formandos.

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