Manutenção: Líderes do Futuro e Rendimento Organizacional
8ª Edição
140
O valor da inscrição é de 140.00 € + IVA (23%) num valor total de 172.20 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Seminário e inclui:
- Acesso à plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado de Frequência
Introdução
Podemos, definir Manutenção como o conjunto de procedimentos técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente das máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Estes procedimentos envolvem ações planeadas que permitam a conservação, adequação, restauro e prevenção contra falhas repentinas ou desgaste prematuro dos equipamentos. De modo geral, a Manutenção numa empresa tem como objetivo manter os equipamentos e máquinas em condições nominais de funcionamento, garantindo, assim, a produção planeada, a qualidade dos produtos e o prazo de entrega como acordado com os clientes.
Dentro do Mercado de prestação de serviços de manutenção incluem-se as seguintes áreas: Manutenção Industrial; manutenção de sinalização; serviços de manutenção geral; Outsourcing de Mão-de-Obra qualificada; Projeto, Planeamento e Logística de Intervenções de manutenção; Manutenção automóvel; Manutenção de equipamentos e gestão de instalações. Só a indústria global de gestão de instalações, uma das áreas da Manutenção, deve chegar a quase 395 biliões dólares em 2017, de acordo com uma pesquisa da Global Industry Analysts. Embora com um impacto negativo da recessão económica, prevê-se que o mercado de gestão de instalações vá recuperar devido ao maior foco na modernização da área de escritórios e da recuperação prevista para o mercado imobiliário e da construção. Por outro lado, a Europa, com 36% do mercado mundial, é o maior produtor e exportador mundial de máquinas. A competitividade da indústria baseia-se, nomeadamente, em produtos inovadores excelentes, em conhecimentos e competências e na capacidade de corresponder às necessidades dos clientes. Este posicionamento, abre espaço ao mercado dos serviços de manutenção para a conservação do estado de uso dos equipamentos.
A manutenção é uma atividade transversal, importante que, em Portugal, representa mais de 6,5 % do PIB, estimando-se que represente, um volume de negócios da ordem dos 6.000 milhões de euros.
O recurso a prestadores especializados em serviços de manutenção nas PME’s torna-se imprescindível, em virtude de estas não terem dimensão que permita a ocupação plena de um quadro próprio de pessoal de manutenção atualizado, técnica e tecnologicamente; meios de intervenção e stock de sobresselentes.
Do conhecimento prático existente, poderá ainda estimar-se que os trabalhos de manutenção colocados em outsourcing, significam cerca de 40% dos custos totais, ou seja um valor da ordem dos 2.400 milhões de euros, o que poderá de alguma forma traduzir o valor deste mercado.
A competitividade de uma PME, depende da disponibilidade dos seus equipamentos produtivos, e esta por sua vez só pode ser garantida através da fiabilidade e manutibilidade, adequada que exige um apoio de um serviço de manutenção bem organizado, gerido e executado a custos de mercado.
Ao longo do seminário, vamos abordar os seguintes temas:
Dentro do Mercado de prestação de serviços de manutenção incluem-se as seguintes áreas: Manutenção Industrial; manutenção de sinalização; serviços de manutenção geral; Outsourcing de Mão-de-Obra qualificada; Projeto, Planeamento e Logística de Intervenções de manutenção; Manutenção automóvel; Manutenção de equipamentos e gestão de instalações. Só a indústria global de gestão de instalações, uma das áreas da Manutenção, deve chegar a quase 395 biliões dólares em 2017, de acordo com uma pesquisa da Global Industry Analysts. Embora com um impacto negativo da recessão económica, prevê-se que o mercado de gestão de instalações vá recuperar devido ao maior foco na modernização da área de escritórios e da recuperação prevista para o mercado imobiliário e da construção. Por outro lado, a Europa, com 36% do mercado mundial, é o maior produtor e exportador mundial de máquinas. A competitividade da indústria baseia-se, nomeadamente, em produtos inovadores excelentes, em conhecimentos e competências e na capacidade de corresponder às necessidades dos clientes. Este posicionamento, abre espaço ao mercado dos serviços de manutenção para a conservação do estado de uso dos equipamentos.
A manutenção é uma atividade transversal, importante que, em Portugal, representa mais de 6,5 % do PIB, estimando-se que represente, um volume de negócios da ordem dos 6.000 milhões de euros.
O recurso a prestadores especializados em serviços de manutenção nas PME’s torna-se imprescindível, em virtude de estas não terem dimensão que permita a ocupação plena de um quadro próprio de pessoal de manutenção atualizado, técnica e tecnologicamente; meios de intervenção e stock de sobresselentes.
Do conhecimento prático existente, poderá ainda estimar-se que os trabalhos de manutenção colocados em outsourcing, significam cerca de 40% dos custos totais, ou seja um valor da ordem dos 2.400 milhões de euros, o que poderá de alguma forma traduzir o valor deste mercado.
A competitividade de uma PME, depende da disponibilidade dos seus equipamentos produtivos, e esta por sua vez só pode ser garantida através da fiabilidade e manutibilidade, adequada que exige um apoio de um serviço de manutenção bem organizado, gerido e executado a custos de mercado.
Ao longo do seminário, vamos abordar os seguintes temas:
- Quais as características do ambiente tecnológico atual e futuro?
- Qual o seu impacto nas pessoas e nas organizações?
- Qual o papel da manutenção na sociedade da avaria?
- Como tratar as avarias? (técnico, organizacional e social)
- Onde começa a manutenção e quando acaba? (do projeto ao abate)
- As avarias podem ser previstas? (RAMS – Fiabilidade, disponibilidade, manutibilidade e segurança)
- A liderança tem impacto do rendimento das organizações?
- Que tipo de liderança nos anuncia o futuro, muito marcado pelas tecnologias?
Objetivos
No final do Seminário, os Participantes serão capazes de:
- Compreender a importância da Liderança, no âmbito da Manutenção e como a tornar efetiva
Programa
1. Introdução;
2. Conceito de Rendimento;
3. Modelos de Qualidade e de Liderança;
4. Líderes;
5. Líderes do Futuro.
TOPO
2. Conceito de Rendimento;
3. Modelos de Qualidade e de Liderança;
4. Líderes;
5. Líderes do Futuro.
Destinatários
- Diretores e Responsáveis de Manutenção;
- Engenheiros e outros profissionais ligados à Manutenção de edificios e equipamentos;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de Ensino
TOPO
- Expositivo, Activo e Interactivo com recurso a Multimédia.
Data e Horário
TOPO
Preço
O valor da inscrição é de 140.00 € + IVA (23%) num valor total de 172.20 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Seminário e inclui:
- Acesso à plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado de Frequência
