Stress, Ansiedade e Burnout – Como Prevenir

Novo
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 16 e 17 de Julho de 2024
220
Introdução

Nos dias de hoje assistimos a constantes mutações no ambiente organizacional, bem como a permanentes alterações de objetivos empresariais. A capacidade de adaptação às adversidades é a competência de eleição, que fez dos seres humanos a espécie dominante do planeta. Investir no desenvolvimento desta competência é uma oportunidade para se diferenciar na sua organização. Quem responde adequadamente às adversidades promove um ambiente de trabalho mais saudável e tolerante, proporcionando o progresso organizacional.

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Objetivos

No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:

  • Compreender o impacto da nossa mente nas adversidades profissionais;
  • Melhorar a resposta às situações profissionais identificadas como difíceis;
  • Acolher os conflitos profissionais como momentos de tolerância nos relacionamentos interpessoais;
  • Potenciar a sua performance emocional geradora de impacto em todas as áreas da sua vida;
  • Melhorar a sua flexibilidade mental e adaptação às mudanças;
  • Ter mais domínio para promover a saúde mental no trabalho.
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Programa

1. Como chegamos até aqui:

  • Identificar os fatores evolutivos dos ambientes adversos;
  • Compreender a resposta fisiológica ao stresse: os limites entre o adaptativo e o perturbador;
  • Designação da ansiedade, ansiedade normal vs ansiedade patológica e transtornos de ansiedade;
  • O burnout: identificação e impacto psicoprofissional.

2. A gestão emocional:

  • Identificar as diferentes emoções e a sua forma de expressão;
  • Definir o significado de Inteligência Emocional;
  • Descrição do Modelo dos 4 Ramos da Inteligência Emocional;
  • Perceber a interligação entre Inteligência Emocional e Personalidade;
  • Identificar Erros de Processamento de Informação e sua função no nosso sistema de crenças;
  • Conhecimento da Zona de Conforto e de estratégias de libertação desse processo;
  • Técnicas de Gestão Emocional: A respiração consciente/diafragmática; O grounding; O Mindfulness.
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Destinatários
  • Todos os profissionais que pretendam desenvolver competências de adaptação às mudanças no ambiente profissional, bem como aquisição de regulação emocional promotora de bem-estar;
  • Público em geral com interesse em aprofundar o seu conhecimento nesta área.
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Métodos de Ensino
  • Exposição e discussão de temas;
  • Casos práticos (adaptados a cada tema);
  • Role-playing;
  • Dinâmicas individuais e de grupo (adaptadas a cada tema).
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