Procurement – Negociação e Contratação em ambientes VUCA
15ª Edição
310
Introdução
Pois, estamos perante um mundo “VUCA”! Vivemos um tempo de real e efetiva volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade e, todos estes fatores, concorrem para a necessidade de adaptações Logísticas no âmbito de um novo cenário no comércio internacional. Às compras em geral e, à atividade de Procurement, em particular, são colocados desafios de descoberta de “novos” mercados de abastecimento e (re)definição das suas redes de conexão na cadeia de distribuição. A gestão da supply chain assume, hoje, uma importância e criticidade decisiva para o sucessos das organizações.
TOPO
Objetivos
No final do Curso, todos os Participantes serão capazes de:
- (re)Conhecer a existência de um novo quadro logístico e dos desafios organizacionais em curso;
- Conhecer e aplicar corretamente os diversos conceitos logísticos;
- Conhecer e escolher a modalidade de Procurement mais adequada a cada necessidade;
- Identificar os princípios base de uma negociação;
- (Como melhor) Aplicar técnicas e táticas negociais em contexto real;
- Definir, Consolidar e Gerir check-list documentais, prévias à formalização da contratação.
Programa
1. Introdução
2. Procurement
3. Negociação
5. Conclusão
TOPO
- Embarque na rota da Mudança;
- O Mundo VUCA – que constrangimentos, desafios e… que respostas?;
- Debate de conceitos, “harmonização” sobre Logística e FCS´s;
- As Compras – debater constrangimentos e identificar soluções;
- Fidelização e Qualificação de Fornecedores;
- As 6 Estratégias Fundamentais de Compras.
2. Procurement
- Comprar vs. Aprovisionar: “quando”, “como” e “quem”?;
- Procurement – conceito, atividades e…modalidades;
- Procurement Internacional – que documentos preparar?;
- Análise de “Case Study” (RFP);
- Caso prático.
3. Negociação
- Princípios básicos e Etapas de uma Negociação;
- Como iniciar e conduzir uma Negociação;
- A influência da Linguagem – verbal e não verbal;
- Estratégias e Tácticas Negociais;
- Perfil do Negociador;
- As 8 Principais Competências de Negociação;
- Caso prático.
- Modelo de Check-List técnica, contratual e comercial;
- Breve abordagem ao Código dos Contratos Públicos (CCP).
5. Conclusão
- Brainstorming;
- Skills pessoais e profissionais num Mundo VUCA – “do or die”.
Destinatários
Este Curso destina-se a todos os profissionais, de organismos públicos ou privados, que efetuam actos de compras, de gestão de aprovisionamento ou de gestão de armazéns, e a todos os interessados em trabalhar nestas áreas.
TOPO
Métodos de Ensino
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
- Expositivo, Activo e Interactivo com recurso a Multimédia.
- Casos práticos aplicados.
- Case- studies.
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
- Fazer inscrição nesta página
- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
