Manutenção sem Stress e Técnicas de Assertividade
NovoA assertividade no modo de estar, ser e falar é um comportamento de influencia que exige maturidade passando pelo controlo emocional com o objetivo de comunicar as nossas ideias e sentimentos ou defender os nossos legítimos direitos de forma respeitosa sem a intenção de ofender e com autoconfiança. Esta estratégia de comunicação tem por base algumas dicas importantes que favorecem a confiança na capacidade expressiva, potencia a auto-estima, contribui o bem-estar emocional e melhora a imagem social quer no plano individual ou em equipa.
Objetivos gerais:
No final do Curso, os formandos deverão ser capazes de:
- Compreender os desafios da organização do trabalho e do stress que regem o dia a dia das organizações.
- Compreender os erros cometidos pela falta de planeamento
- Identificar fatores, ações e técnicas de gestão de situações potencialmente stressantes
- Capacitar as pessoas participantes de técnicas de comunicação assertiva, com impacto nas suas relações laborais de em equipa.
Objetivos específicos:
- Aferir a importância da análise das prioridades
- O que é prioritário, urgente e importante
- Urgência e emergência.
- Como ganhar tempo com a matriz de Eisenhower no dia a dia de um técnico de manutenção de instalações elétricas.
- Identificar os fatores da delegação com responsabilidade
- Identificar os desperdiçadores de tempo
- Aferir a importância de controlar e/ou eliminar os desperdiçadores de tempo
- Definir stress: Tipos de stress – Eustress e distress
- Fatores indutores de stress e manifestações de stress num técnico de manutenção elétrica.
- Vulnerabilidade ao stress
- Mecanismos de defesa contra o stress
- Manifestações de stress num técnico de manutenção elétrica
- Manifestações Psicológicas, comportamentais e fisiológicas
- Consequências do stress relacionado com o trabalho
- Consequências a nível individual e Organizacional
- Estratégias para lidar e/ou evitar o stress
- mecanismos de coping
- Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir conversas difíceis.
- Identificar as características dos diferentes estilos comportamentais de comunicação interpessoal.
- Identificar técnicas de autocontrolo e a autorregulação das emoções para a influencia positiva.
- Identificar técnicas para lidar com os comportamentos negativos do outro.
Manutenção sem stress:
- Princípios da organização do trabalho
- Método ABC e matriz de Eisenhower (tarefas Urgentes e importantes, tarefas Urgentes e Não Importantes, tarefas Não Urgentes e Importantes e tarefas Não Urgentes e Não Importantes) e método GTD.
- Desperdiçadores de tempo e plano de ação para ultrapassar
- Princípios da delegação.
- Gestão do stress
- Tensão negativa e stress– Quais as diferenças?
- Eustress e distress
- Fatores stressantes, quantitativos e qualitativos do stress
- Plano de ação para evitar o stress
- Boas práticas e melhoria continua
Tecnicas de Assertividade
- Comunicação interpessoal eficaz e eficiente (atenda ao cérebro reptiliano)
Escuta ativa na comunicação
Estilos comunicacionais
A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho - Dimensões do comportamento assertivo
- Técnicas verbais: Disco riscado, edredão e DEEC,
- Saber dizer “não” de forma construtiva.
- Formular pedidos.
- Dar e receber feedback.
- Lidar com a crítica.
- Opiniões positivas: O feedback Sandwich.
- Componente emocional da assertividade.
- Desenvolvimento da assertividade em cinco passos.
- Quadros Técnicos, Licenciados e Bacharéis, de qualquer ramo da Engenharia, que desempenhem ou pretendam vir a desempenhar funções na área da Manutenção de Instalações Elétricas.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema
Esta Formação faz parte da nossa 6ª edição da Especialização em “Manutenção de Instalações Elétricas”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações.
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