Liderança, Motivação e Gestão de Equipas

32ª Edição
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 26 e 27 de Julho de 2024
220
Introdução

A arte de influenciar grupos, equipas e indivíduos a concretizarem tarefas com empenho e eficiência tem um nome: Liderança. O tema tem sido ao longo de décadas motivo de reflexão dentro das organizações e atualmente com enfâse na melhoria da qualidade, diminuição dos custos e aumento da produtividade. As atitudes orientadas para a valorização e realização das pessoas no posto de trabalho fazem eco em estratégias de motivação a agregação de valor nos produtos e serviços que cada colaborador realiza individualmente ou no seio de uma equipa.

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Objetivos

No final do Curso, os Participantes serão capazes de:

  • Desenvolver estratégias de comunicação influente eficiente e eficaz;
  • Identificar as competências e a autonomia das pessoas e equipas;
  • Identificar métodos e técnicas que criem condições que facilitam a motivação;
  • Identificar comportamentos que incrementem a eficiência das equipas e das chefias.
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Programa
1. Comunicar eficazmente em equipa e individualmente
  • Identificar posturas positivas e construtivas
  • Praticar a escuta ativa.
  • Utilizar o estilo de comportamento mais influente para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos
  • Praticar a gestão da emoção e prevenir desacordos
2. Elementos de motivação
  • Identificar elementos de motivação que liguem a motivação ao desempenho e à natureza humana
  • Criar um ambiente de trabalho motivador e promova o divertimento no trabalho
  • Análise de valor e o poder das sugestões.
  • Identificar fatores facilitadores da motivação e ataque os desmotivadores
  • Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos.
3. Liderança de pessoas e trabalho em equipa
  • Inspirar o trabalho de equipa motivado
  • Utilizar as entrevistas e reuniões para mobilizar as equipas.
  • Missão, desafios, valores e cultura da organização.
  • Liderar pelo exemplo.
  • Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
  • Elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria.
  • Partilhar boas práticas versus práticas a evitar.
4. Elaborar um plano de ação das melhorias a pôr em prática
  • Identificar prioridades de mudança relativamente aos objetivos.
  • Reforçar a sua influência sobre o contexto envolvente.
  • Elaborar o seu plano de ação.
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Destinatários
  • Todas as pessoas envolvidas em processos de coordenação de indivíduos e que necessitem de melhorar as suas soft skills na interação com clientes internos e potenciando a sua capacidade de influencia e consecução de interesses e resultados organizacionais.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
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Métodos de Ensino
  • Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
  • Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
  • Promoção da melhoria das competências de liderança de equipa através da partilha de boas práticas.
Esta Formação constitui uma Disciplina da 15ª edição da nossa Especialização em Gestão de Operações e Serviços Industriais. Assim, se decidir frequentá-la, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações. Pode ver mais informação sobre este especialização aqui.
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Monitoria

Lurdes Viana, Dra.

Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente e Ilhas com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação. Em 2019 passou a ser formadora certificada na metodologia LEGO Serious Play  pela Rasmussen Consulting – Dinamarca.

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Local

ONLINE / LIVE 

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?

  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
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Data e Horário

Esta formação, com a duração de 8 horas, funcionará nos seguintes dias:

26 e 27 de Julho de 2024
Sessão 1: 18:30 – 22:30 | Pausa: 20:30 – 21:00
Sessão 2: 09:00 – 13:00 | Pausa: 11:00 – 11:30

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Preço

O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:

  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO
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