Liderança, Motivação e Gestão de Equipas – Gaia

27ª Edição
Formato Presencial
Área Gestão
Data 6 de Dezembro de 2022
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Introdução
A arte de influenciar grupos, equipas e indivíduos a concretizarem tarefas com empenho e eficiência tem um nome: Liderança. O tema tem sido ao longo de décadas motivo de reflexão dentro das organizações e atualmente com enfâse na melhoria da qualidade, diminuição dos custos e aumento da produtividade. As atitudes orientadas para a valorização e realização das pessoas no posto de trabalho fazem eco em estratégias de motivação a agregação de valor nos produtos e serviços que cada colaborador realiza individualmente ou no seio de uma equipa.
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Objetivos No final do Curso, os Participantes serão capazes de:
  • Desenvolver estratégias de comunicação influente eficiente e eficaz.
  • Identificar as competências e a autonomia das pessoas e equipas;
  • Identificar métodos e técnicas que criem condições que facilitam a motivação;
  • Identificar comportamentos que incrementem a eficiência das equipas e das chefias.
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Programa 1. Comunicar eficazmente em equipa e individualmente
  • Identificar posturas positivas e construtivas
  • Praticar a escuta ativa.
  • Utilizar o estilo de comportamento mais influente para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos
  • Praticar a gestão da emoção e prevenir desacordos

2. Elementos de motivação
  • Identificar elementos de motivação que liguem a motivação ao desempenho e à natureza humana
  • Criar um ambiente de trabalho motivador e promova o divertimento no trabalho
  • Análise de valor e o poder das sugestões.
  • Identificar fatores facilitadores da motivação e ataque os desmotivadores
  • Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos.

3. Liderança de pessoas e trabalho em equipa
  • Inspirar o trabalho de equipa motivado
  • Utilizar as entrevistas e reuniões para mobilizar as equipas.
  • Missão, desafios, valores e cultura da organização.
  • Liderar pelo exemplo.
  • Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
  • Elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria.
  • Partilhar boas práticas versus práticas a evitar.

4. Elaborar um plano de ação das melhorias a pôr em prática
  • Identificar prioridades de mudança relativamente aos objetivos.
  • Reforçar a sua influência sobre o contexto envolvente.
  • Elaborar o seu plano de ação.
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Destinatários
  • Todas as pessoas envolvidas em processos de coordenação de indivíduos e que necessitem de melhorar as suas soft skills na interação com clientes internos e potenciando a sua capacidade de influencia e consecução de interesses e resultados organizacionais. 
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
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Métodos de Ensino
  • Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
  • Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
  • Promoção da melhoria das competências de liderança de equipa através da partilha de boas práticas.
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