Liderança, Motivação e Gestão de Equipas – Gaia
27ª Edição
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Introdução
A arte de influenciar grupos, equipas e indivíduos a concretizarem tarefas com empenho e eficiência tem um nome: Liderança. O tema tem sido ao longo de décadas motivo de reflexão dentro das organizações e atualmente com enfâse na melhoria da qualidade, diminuição dos custos e aumento da produtividade. As atitudes orientadas para a valorização e realização das pessoas no posto de trabalho fazem eco em estratégias de motivação a agregação de valor nos produtos e serviços que cada colaborador realiza individualmente ou no seio de uma equipa.
TOPO
Objetivos
No final do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Desenvolver estratégias de comunicação influente eficiente e eficaz.
- Identificar as competências e a autonomia das pessoas e equipas;
- Identificar métodos e técnicas que criem condições que facilitam a motivação;
- Identificar comportamentos que incrementem a eficiência das equipas e das chefias.
Programa
1. Comunicar eficazmente em equipa e individualmente
2. Elementos de motivação
3. Liderança de pessoas e trabalho em equipa
4. Elaborar um plano de ação das melhorias a pôr em prática
- Identificar posturas positivas e construtivas
- Praticar a escuta ativa.
- Utilizar o estilo de comportamento mais influente para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos
- Praticar a gestão da emoção e prevenir desacordos
2. Elementos de motivação
- Identificar elementos de motivação que liguem a motivação ao desempenho e à natureza humana
- Criar um ambiente de trabalho motivador e promova o divertimento no trabalho
- Análise de valor e o poder das sugestões.
- Identificar fatores facilitadores da motivação e ataque os desmotivadores
- Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos.
3. Liderança de pessoas e trabalho em equipa
- Inspirar o trabalho de equipa motivado
- Utilizar as entrevistas e reuniões para mobilizar as equipas.
- Missão, desafios, valores e cultura da organização.
- Liderar pelo exemplo.
- Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
- Elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria.
- Partilhar boas práticas versus práticas a evitar.
4. Elaborar um plano de ação das melhorias a pôr em prática
- Identificar prioridades de mudança relativamente aos objetivos.
- Reforçar a sua influência sobre o contexto envolvente.
- Elaborar o seu plano de ação.
Destinatários
- Todas as pessoas envolvidas em processos de coordenação de indivíduos e que necessitem de melhorar as suas soft skills na interação com clientes internos e potenciando a sua capacidade de influencia e consecução de interesses e resultados organizacionais.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de Ensino
- Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
- Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
- Promoção da melhoria das competências de liderança de equipa através da partilha de boas práticas.
