KPI – Definição e Gestão de Indicadores de Performance
43ª EdiçãoExiste uma velha máxima que diz que se não conseguimos medir, não conseguimos melhorar. Esta é a base que deverá estar na definição e gestão de indicadores de performance. Medir corretamente e os indicadores corretos é vital, e a verdade é que devem ser encarados como sendo mais do que apenas números que se reportam com a regularidade que definimos. Eles permitem que se entenda a saúde e a performance do nosso negócio, e desta forma garantem que decisões estratégicas e tácticas são tomadas mais rapidamente e eficazmente garantindo que se atingem os resultados propostos.
Um KPI (Key Performance Indicator) deverá ser uma métrica mensurável que demonstra bem o resultado da performance atual e os objetivos propostos.
TOPONo final do Curso, os Formandos deverão ser capazes de:
- Apreender o conceito geral de KPI e como o criar;
- Diferença entre KPI e métricas de negócio;
- Identificar a importância da gestão eficaz de KPI;
- Definir e aplicar um set de KPI’s em área estratégicas:
- Negócio;
- Logística;
- Qualidade;
- Operações;
- Produção.
1. Identificação e criação de KPI’s
- Diferença entre KPI’s operacionais e estratégicos
2. Como medir e a frequência a escolher
3. Ferramentas para tracking de KPI’s
4. Exemplos de KPI’s em áreas estratégicas:
- Negócio
- Logística
- Qualidade
- Operações
- Produção
- Licenciados, Bacharéis e Quadros Técnicos, em qualquer Ramo da Engenharia e da Gestão, que desempenhem, ou pretendam vir a desempenhar, funções relativas à Gestão de Operações e Serviços Industriais;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- A partir de exemplos práticos, o formador partilhará a sua experiência nas empresas. Os formandos serão convidados a discutir a realidade das suas empresas e a trazer os seus exemplos.
