Introdução à Programação de Arduino
NovoO Arduino é uma plataforma open-source de hardware e software amplamente utilizada em projetos de automação, prototipagem e dispositivos inteligentes. Com sua interface acessível e programação baseada em C/C++, permite que iniciantes e profissionais desenvolvam soluções tecnológicas de forma prática e eficiente.
Composto por placas de microcontroladores, o Arduino pode interagir com sensores, LEDs, motores e diversos outros componentes eletrônicos, viabilizando desde projetos simples até sistemas complexos, como robôs e dispositivos IoT. Sua facilidade de uso e a vasta comunidade de suporte tornam a plataforma uma escolha popular no movimento maker e na educação tecnológica.
Objetivos gerais da formação
- Os formandos alvo desta ação de formação deverão, ao final do curso, ser capazes de compreender o funcionamento do microcontrolador Arduino, suas ferramentas de programação e sua potencialidade de aplicação para tarefas de automação de pequeno e médio porte.
No final desta ação, os formandos deverão ser capazes de:
- Conhecer as diferentes placas de desenvolvimento Arduino, sua ferramenta de programação (IDE) bem como os Shields (acessórios) de desenvolvimento disponíveis no mercado;
- Compreender a metodologia de programação, bem como, os recursos e bibliotecas disponíveis no IDE;
- Desenvolver exercícios de aplicação envolvendo sensores, atuadores, displays e interfaces de comunicação;
- Praticar a linguagem de programação, algoritmos e suas aplicações.
- Revisão dos conceitos básicos da eletrónica
- O que é o Arduino? Histórico e contextualização
- KITs de desenvolvimento Arduino: Do Uno R3 à Cloud
- Introdução à linguagem de programação: Algoritmo C/C++
- Ferramenta de desenvolvimento (IDE)
- Exercícios de aplicação
6.1.1. “Hello Word” – Piscar um LED;
6.1.2. Entradas e saídas digitais: Leitura e escrita em um pino;
6.1.3. Entrada Analógica: Conversor Analógico / Digital (A/D);
6.1.4. Leitura de um sensor de temperatura;
6.1.5. Display LCD – Princípio de funcionamento e programação;
6.1.6. Display LCD – Representação de valores e bibliotecas da IDE;
6.1.7. Shields de aplicação Arduino: Sensores de ultrassom, displays, sensores de humidade e temperatura, módulos de comunicação; - Encerramento e avaliação da formação
Essa formação está direcionada para um público-alvo específico, de profissionais do ramo da eletrotecnia, sejam técnicos, técnicos superiores ou Engenheiros, que atuem diretamente no sector de eletricidade ou que sejam prestadores de serviço, dedicados a ampliarem o conhecimento sobre o tema, bem como, conhecer mais sobre programação de Arduino.
Os pré-requisitos exigidos são formação na área eletrotécnica e conhecimentos de informática na ótica de utilizador, sendo desejada a familiaridade com linguagem de programação (C/C++).
O conhecimento prévio de eletrónica básica é importante para o bom desenvolvimento do curso, mas por ser uma plataforma muito intuitiva e difundida, permite o acesso e compreensão mesmo para quem não tem relação com linguagens de programação.
A ação de formação, por possuir um caráter de grande aplicabilidade prática, e especialmente, por ter um público-alvo que em sua grande maioria, já atua com esses conceitos práticos em seu ambiente de trabalho, tem como característica a utilização de várias técnicas pedagógicas em simultâneo.
Para os conteúdos teóricos, está prevista a utilização do método expositivo, combinada com o desenvolvimento de exercícios por parte dos formandos, e posterior correção e entrega dos resultados de avaliação.
Seja notificado sempre que houver uma nova edição.
