Inteligência Emocional e Gestão de Conflitos

11ª Edição
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 27 e 28 de Maio de 2025
220
Introdução

Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico, onde a forma como lidamos com as nossas emoções e com os desafios dos relacionamentos pode determinar o nosso sucesso profissional e pessoal. No ambiente de trabalho, especialmente, quando comunicamos com empatia, controlamos as reações impulsivas e resolvemos conflitos de forma construtiva atingimos os resultados organizacionais com maior eficácia e eficiência.

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender e gerir as próprias emoções e influenciar as emoções das pessoas com quem interagimos. Já a gestão de conflitos envolve lidar com divergências de forma saudável, alcançando soluções que promovam a colaboração e o respeito mútuo.

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Objetivos

Objetivo geral: Desenvolver competências emocionais e estratégias eficazes para lidar com conflitos interpessoais em ambiente de trabalho, promovendo relações mais saudáveis e produtivas.

Objetivos específicos:

  • Identificar as emoções básicas da linguagem.
  • Compreender a natureza neurobiológica da emoção.
  • Compreender a influencia das emoções nos processos cognitivos.
  • Identificar atitudes e comportamentos facilitadores do diálogo e da consequente resolução de conflitos.
  • Aplicar através de exercícios práticos a resolução de problemas e fortalecer a inteligência emocional própria e coletiva como ferramenta de crescimento pessoal e profissional.
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Programa

Fundamentos da Inteligência Emocional

  • O que é inteligência emocional (IE): definição e importância
  • Modelo de Daniel Goleman:
    • Autoconhecimento emocional
    • Autocontrole emocional
    • Automotivação
    • Empatia
    • Habilidades sociais
  • IE no ambiente profissional: impacto na performance e nos relacionamentos

Autoconhecimento e Autorregulação

  • Identificar das próprias emoções e reações
  • Crenças limitantes e gatilhos emocionais
  • Técnicas de autorregulação emocional: respiração, pausa consciente, ressignificação
  • Comunicação interna: diálogo consigo mesmo

Comunicação Emocional e Relacionamentos Interpessoais

  • Comunicação não violenta (CNV): os 4 passos (observar, sentir, precisar, pedir)
  • Escuta ativa e empatia na prática
  • Estilos de comunicação: agressivo, passivo, manipulador e assertivo
  • Como dar e receber feedback com inteligência emocional

Gestão de Conflitos

  • O que é conflito e por que surge
  • Tipos de conflito: interpessoal, intrapessoal, intergrupal
  • Estilos de gestão de conflito (baseado no modelo de Thomas-Kilmann):
    • Competição
    • Acomodação
    • Evitação
    • Colaboração
    • Compromisso
  • Etapas para resolução eficaz de conflitos

Prática e Aplicação no Dia a Dia

  • Estudos de caso  de conflitos
  • Estratégias para lidar com pessoas difíceis
  • Plano de ação individual: como aplicar IE no trabalho e na vida pessoal
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Destinatários

Este curso destina-se a quadros médios e superiores, coordenadores de equipas de trabalho e todos os profissionais que lidem com situações potenciadoras de conflitos.

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Métodos de Ensino

Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.

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