Inteligência Emocional e Gestão de Conflitos

12ª Edição
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 27 e 28 de Maio de 2025
220
Introdução

Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico, onde a forma como lidamos com as nossas emoções e com os desafios dos relacionamentos pode determinar o nosso sucesso profissional e pessoal. No ambiente de trabalho, especialmente, quando comunicamos com empatia, controlamos as reações impulsivas e resolvemos conflitos de forma construtiva atingimos os resultados organizacionais com maior eficácia e eficiência.

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender e gerir as próprias emoções e influenciar as emoções das pessoas com quem interagimos. Já a gestão de conflitos envolve lidar com divergências de forma saudável, alcançando soluções que promovam a colaboração e o respeito mútuo.

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Objetivos

Objetivo geral: Desenvolver competências emocionais e estratégias eficazes para lidar com conflitos interpessoais em ambiente de trabalho, promovendo relações mais saudáveis e produtivas.

Objetivos específicos:

  • Identificar as emoções básicas da linguagem.
  • Compreender a natureza neurobiológica da emoção.
  • Compreender a influencia das emoções nos processos cognitivos.
  • Identificar atitudes e comportamentos facilitadores do diálogo e da consequente resolução de conflitos.
  • Aplicar através de exercícios práticos a resolução de problemas e fortalecer a inteligência emocional própria e coletiva como ferramenta de crescimento pessoal e profissional.
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Programa

Fundamentos da Inteligência Emocional

  • O que é inteligência emocional (IE): definição e importância
  • Modelo de Daniel Goleman:
    • Autoconhecimento emocional
    • Autocontrole emocional
    • Automotivação
    • Empatia
    • Habilidades sociais
  • IE no ambiente profissional: impacto na performance e nos relacionamentos

Autoconhecimento e Autorregulação

  • Identificar das próprias emoções e reações
  • Crenças limitantes e gatilhos emocionais
  • Técnicas de autorregulação emocional: respiração, pausa consciente, ressignificação
  • Comunicação interna: diálogo consigo mesmo

Comunicação Emocional e Relacionamentos Interpessoais

  • Comunicação não violenta (CNV): os 4 passos (observar, sentir, precisar, pedir)
  • Escuta ativa e empatia na prática
  • Estilos de comunicação: agressivo, passivo, manipulador e assertivo
  • Como dar e receber feedback com inteligência emocional

Gestão de Conflitos

  • O que é conflito e por que surge
  • Tipos de conflito: interpessoal, intrapessoal, intergrupal
  • Estilos de gestão de conflito (baseado no modelo de Thomas-Kilmann):
    • Competição
    • Acomodação
    • Evitação
    • Colaboração
    • Compromisso
  • Etapas para resolução eficaz de conflitos

Prática e Aplicação no Dia a Dia

  • Estudos de caso  de conflitos
  • Estratégias para lidar com pessoas difíceis
  • Plano de ação individual: como aplicar IE no trabalho e na vida pessoal
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Destinatários

Este curso destina-se a quadros médios e superiores, coordenadores de equipas de trabalho e todos os profissionais que lidem com situações potenciadoras de conflitos.

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Métodos de Ensino

Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.

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Monitoria
Mulher a sorrir em frente a uma estante de livros, com camisola azul e uma camisa com flores.

Lurdes Viana

Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria, facilitadora e formadora na área comportamental no desenvolvimento de soft skills em atendimento, motivação de equipas, gestão do tempo e organização do trabalho, etc em diversos sectores de atividade.

Formadora comportamental desde 1998. Durante 15 anos (1988/2003) exerceu atividade comercial e consultoria nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente, Ilhas e África com as mais prestigiadas entidades de formação profissional na área dos serviços e integra a equipa de formadores das Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal (Lamego, Lisboa e Porto) e a Escola de Formação Turística de Hoteleira de Ponta Delgada (São Miguel- Açores).

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA Porto, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional  e Higiene e Segurança no Trabalho aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português e pelo Doutoramento em Psicologia Social (Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação.

Desde 2019 é certificada internacionalmente em Lego® Serious Play® pela Rasmussen Consulting – Dinamarca e acredita no uso de jogos sérios para a transferência de conhecimento.

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Local

ONLINE / LIVE 

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?

  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
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Data e Horário

Esta formação, com a duração de 8 horas, funcionará nos seguintes dias:

27 e 28 de Maio de 2025

09:00 – 13:00

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Preço

O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:

  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO
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Ficha de Inscrição




    O valor da inscrição é de € + IVA (23%), valor total de € pagável ao CENERTEC até à data de realização da Formação e inclui: Acesso à Plataforma E-Learning, Acesso à Documentação de Apoio e Certificado SIGO.

    Dados para pagamento:
    Banco Santander Totta | Titular: CENERTEC - CENTRO ENERGIA E TECNOLOGIA LDA
    IBAN: PT50 0018 2101 0462 6115 0207 7 | BIC: TOTAPTPL
    Por favor, indicar nome Empresa / Participante ou n.º da fatura quando efetuar a transferência.







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