Inteligência Emocional e Gestão de Conflitos
12ª EdiçãoVivemos em um mundo cada vez mais dinâmico, onde a forma como lidamos com as nossas emoções e com os desafios dos relacionamentos pode determinar o nosso sucesso profissional e pessoal. No ambiente de trabalho, especialmente, quando comunicamos com empatia, controlamos as reações impulsivas e resolvemos conflitos de forma construtiva atingimos os resultados organizacionais com maior eficácia e eficiência.
A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender e gerir as próprias emoções e influenciar as emoções das pessoas com quem interagimos. Já a gestão de conflitos envolve lidar com divergências de forma saudável, alcançando soluções que promovam a colaboração e o respeito mútuo.
TOPOObjetivo geral: Desenvolver competências emocionais e estratégias eficazes para lidar com conflitos interpessoais em ambiente de trabalho, promovendo relações mais saudáveis e produtivas.
Objetivos específicos:
- Identificar as emoções básicas da linguagem.
- Compreender a natureza neurobiológica da emoção.
- Compreender a influencia das emoções nos processos cognitivos.
- Identificar atitudes e comportamentos facilitadores do diálogo e da consequente resolução de conflitos.
- Aplicar através de exercícios práticos a resolução de problemas e fortalecer a inteligência emocional própria e coletiva como ferramenta de crescimento pessoal e profissional.
Fundamentos da Inteligência Emocional
- O que é inteligência emocional (IE): definição e importância
- Modelo de Daniel Goleman:
- Autoconhecimento emocional
- Autocontrole emocional
- Automotivação
- Empatia
- Habilidades sociais
- IE no ambiente profissional: impacto na performance e nos relacionamentos
Autoconhecimento e Autorregulação
- Identificar das próprias emoções e reações
- Crenças limitantes e gatilhos emocionais
- Técnicas de autorregulação emocional: respiração, pausa consciente, ressignificação
- Comunicação interna: diálogo consigo mesmo
Comunicação Emocional e Relacionamentos Interpessoais
- Comunicação não violenta (CNV): os 4 passos (observar, sentir, precisar, pedir)
- Escuta ativa e empatia na prática
- Estilos de comunicação: agressivo, passivo, manipulador e assertivo
- Como dar e receber feedback com inteligência emocional
Gestão de Conflitos
- O que é conflito e por que surge
- Tipos de conflito: interpessoal, intrapessoal, intergrupal
- Estilos de gestão de conflito (baseado no modelo de Thomas-Kilmann):
- Competição
- Acomodação
- Evitação
- Colaboração
- Compromisso
- Etapas para resolução eficaz de conflitos
Prática e Aplicação no Dia a Dia
- Estudos de caso de conflitos
- Estratégias para lidar com pessoas difíceis
- Plano de ação individual: como aplicar IE no trabalho e na vida pessoal
Este curso destina-se a quadros médios e superiores, coordenadores de equipas de trabalho e todos os profissionais que lidem com situações potenciadoras de conflitos.
TOPOMetodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
TOPO
Lurdes Viana
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria, facilitadora e formadora na área comportamental no desenvolvimento de soft skills em atendimento, motivação de equipas, gestão do tempo e organização do trabalho, etc em diversos sectores de atividade.
Formadora comportamental desde 1998. Durante 15 anos (1988/2003) exerceu atividade comercial e consultoria nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente, Ilhas e África com as mais prestigiadas entidades de formação profissional na área dos serviços e integra a equipa de formadores das Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal (Lamego, Lisboa e Porto) e a Escola de Formação Turística de Hoteleira de Ponta Delgada (São Miguel- Açores).
Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA Porto, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional e Higiene e Segurança no Trabalho aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português e pelo Doutoramento em Psicologia Social (Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação.
Desde 2019 é certificada internacionalmente em Lego® Serious Play® pela Rasmussen Consulting – Dinamarca e acredita no uso de jogos sérios para a transferência de conhecimento.
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
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- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 8 horas, funcionará nos seguintes dias:
27 e 28 de Maio de 2025
09:00 – 13:00
TOPOO valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO
