Gestão Eficaz das Compras

9ª Edição
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 25 e 26 de Junho e 3 e 4 de Julho de 2025
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Introdução

Em muitas atividades as margens comerciais têm vindo a decrescer por efeito da perda de valor do mercado e da globalização. Neste cenário as empresas ajustam os seus processos para racionalização de encargos e actuam do lado dos fornecedores para minimizar valor de compras.

A função Compras , integrada no processo de aprovisionamento das Organizações, assume então uma importância acrescida na rentabilidade das Organizações, devendo contribuir de forma decisiva para a recuperação de margens perdidas nos últimos anos, através da redução de preços de compra e optimização da relação negocial com fornecedores . Este objectivo será resultado de uma correcta modelação de decisões e de efectivo controlo de Fornecedores realizado em tempo útil, partindo da correcta caracterização de parâmetros de análise de necessidades e do conhecimento detalhado do perfil dos fornecedores e características do serviço ou mercadoria a comprar.

O Curso Gestão Eficaz de Compras propõe uma abordagem destinada a modelar a actuação do operador de compras, centrado no conhecimento de parâmetros de avaliação de necessidade integrados com processos que caracterizam as informações essenciais à fundamentação da decisão de compra, permitindo sistematizar os critérios de compra e o domínio desta importante função.

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Objetivos
Dotar os Participantes dos conhecimentos e técnicas para melhorar a eficácia da função de compras da sua empresa , com realce para a melhoria das condições de suporte à decisão , redução de custos e a actuação estratégica da gestão de stocks e fornecedores.
No final do curso os Participantes deverão ser capazes de:
  • Caraterizar a função compras na Organização e as suas relações com outros departamentos;
  • Estabelecer a organização do processo entre apuro de necessidade e entrega de bem ou serviço;
  • Identificar, selecionar, avaliar fornecedores;
  • Identificar e definir informações críticas para modelar critérios de decisão – produto, stock, fornecedor;
  • Definir e sistematizar critérios de suporte à decisão e negociação para processo de compra.
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Programa

1. Organização da Função Compras

  • Função compras no âmbito do Aprovisionamento;
  • Dossier de compra e Cadernos de Encargos;
  • Registo e controlo de encomendas;
  • Registo , organização e arquivo de informação.

2. Modelo de informação de suporte à função Compras

  • Caracterização de Artigos e Serviços;
  • Parâmetros de análise de Stock e dos consumos;
  • Estatísticas de compras – preços, quantidades, tempo entrega;
  • Parâmetros de análise de Fornecedor;
  • Parâmetros custo de encomenda e condições de pagamento;
  • Estruturação de modelo de decisão de compra.

3. Gestão de Stock e consumos

  • Stock Mínimo, Disponível e Stock Máximo;
  • Cálculo do consumo médio de Prazo de aprovisionamento;
  • Valorização do Custo médio de artigo;
  • Quantidade Económica e Ponto de Encomenda.

4. Angariação e Gestão de Fornecedores

  • Critérios de procura, escolha e angariação de Fornecedor;
  • Contractos, Adjudicações e condições comerciais;
  • Registo de reclamações e incidentes;
  • Parâmetros de avaliação de Fornecedor.

5. Negociação de compras

  • Etapas da negociação;
  • Planeamento da negociação;
  • Estratégias para melhoria do poder negocial.

6. Custos e monitorização de resultados

  • Cálculo de custo real de Produto ou Serviço;
  • Custo administrativo da compra;
  • Monitorização de custo de compra e custo de stock;
  • Indicadores de desempenho da função Compras.
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Destinatários
  • A quadros de organizações que tenham funções nas áreas da logística, operações, compras e distribuição;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
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Métodos de Ensino
  • Expositivo, Ativo e Interativo com recurso a Multimédia;
  • Exercicios e casos práticos.
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