Gestão Eficaz das Compras
9ª EdiçãoEm muitas atividades as margens comerciais têm vindo a decrescer por efeito da perda de valor do mercado e da globalização. Neste cenário as empresas ajustam os seus processos para racionalização de encargos e actuam do lado dos fornecedores para minimizar valor de compras.
A função Compras , integrada no processo de aprovisionamento das Organizações, assume então uma importância acrescida na rentabilidade das Organizações, devendo contribuir de forma decisiva para a recuperação de margens perdidas nos últimos anos, através da redução de preços de compra e optimização da relação negocial com fornecedores . Este objectivo será resultado de uma correcta modelação de decisões e de efectivo controlo de Fornecedores realizado em tempo útil, partindo da correcta caracterização de parâmetros de análise de necessidades e do conhecimento detalhado do perfil dos fornecedores e características do serviço ou mercadoria a comprar.
O Curso Gestão Eficaz de Compras propõe uma abordagem destinada a modelar a actuação do operador de compras, centrado no conhecimento de parâmetros de avaliação de necessidade integrados com processos que caracterizam as informações essenciais à fundamentação da decisão de compra, permitindo sistematizar os critérios de compra e o domínio desta importante função.
TOPO- Caraterizar a função compras na Organização e as suas relações com outros departamentos;
- Estabelecer a organização do processo entre apuro de necessidade e entrega de bem ou serviço;
- Identificar, selecionar, avaliar fornecedores;
- Identificar e definir informações críticas para modelar critérios de decisão – produto, stock, fornecedor;
- Definir e sistematizar critérios de suporte à decisão e negociação para processo de compra.
1. Organização da Função Compras
- Função compras no âmbito do Aprovisionamento;
- Dossier de compra e Cadernos de Encargos;
- Registo e controlo de encomendas;
- Registo , organização e arquivo de informação.
2. Modelo de informação de suporte à função Compras
- Caracterização de Artigos e Serviços;
- Parâmetros de análise de Stock e dos consumos;
- Estatísticas de compras – preços, quantidades, tempo entrega;
- Parâmetros de análise de Fornecedor;
- Parâmetros custo de encomenda e condições de pagamento;
- Estruturação de modelo de decisão de compra.
3. Gestão de Stock e consumos
- Stock Mínimo, Disponível e Stock Máximo;
- Cálculo do consumo médio de Prazo de aprovisionamento;
- Valorização do Custo médio de artigo;
- Quantidade Económica e Ponto de Encomenda.
4. Angariação e Gestão de Fornecedores
- Critérios de procura, escolha e angariação de Fornecedor;
- Contractos, Adjudicações e condições comerciais;
- Registo de reclamações e incidentes;
- Parâmetros de avaliação de Fornecedor.
5. Negociação de compras
- Etapas da negociação;
- Planeamento da negociação;
- Estratégias para melhoria do poder negocial.
6. Custos e monitorização de resultados
- Cálculo de custo real de Produto ou Serviço;
- Custo administrativo da compra;
- Monitorização de custo de compra e custo de stock;
- Indicadores de desempenho da função Compras.
- A quadros de organizações que tenham funções nas áreas da logística, operações, compras e distribuição;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- Expositivo, Ativo e Interativo com recurso a Multimédia;
- Exercicios e casos práticos.
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