Gestão do Stress e Resiliência nas Organizações

Novo
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 2 e 3 de Março de 2026
240
Introdução

Num contexto empresarial cada vez mais dinâmico e exigente, gerir a pressão deixou de ser apenas uma competência útil — tornou-se uma vantagem competitiva. Profissionais que dominam a capacidade de manter o foco, regular as emoções e responder de forma equilibrada aos desafios do dia a dia destacam-se pela produtividade, e  clareza de decisão.

Este curso foi desenhado para transformar a forma como as equipas lidam com o stress, convertendo tensão em energia produtiva e promovendo uma cultura organizacional mais saudável, resiliente e eficiente. Através de metodologias práticas, estratégias aplicáveis e ferramentas reconhecidas, os participantes irão fortalecer competências essenciais para atuar com confiança em ambientes de elevada pressão.

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Objetivos

Objetivo geral:

Capacitar os participantes para reconhecer sinais de stress, compreender os seus impactos e aplicar estratégias eficazes de gestão e desenvolvimento de resiliência, potenciando o desempenho individual e organizacional. Consolidar aprendizagens através de atividades práticas que reforcem os mecanismos de gestão de stress e de resiliência.

Objetivos específicos:

No final do curso, os formandos serão capazes de aplicar:

  • Reconhecer sinais de stress ao nível físico, emocional e comportamental.
  • Avaliar fatores internos e externos que influenciam a pressão no contexto profissional.
  • Aplicar técnicas práticas de gestão do stress, adaptadas ao dia a dia laboral.
  • Desenvolver estratégias de resiliência, promovendo maior estabilidade emocional e foco e a nível individual e em equipa.
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Programa
  1. Introdução ao Conceito de Stress
  • Definição de stress.
  • Causas, fatores, sinais e sintomas e consequências.
  • Tipos de stress: eustress vs. Distress.
  • Fases do stress (modelo fisiológico e psicológico).
  1. Stress em Contexto Profissional
  • Fatores desencadeantes em contexto profissional.
  • Relação entre conflito e stress no local de trabalho.
  • Tensão vs. stress – diferença e impacto.
  • Burnout profissional.
  • Consequências do stress no desempenho individual e na organização.
  1. Estratégias para Prevenir e Mitigar o Stress
  • Gestão das emoções: regulação, autoconsciência e resposta adaptativa.
  • Comunicação assertiva.
  • Gestão do tempo e das prioridades.
  • Estratégias de copping face à ameaça de stress.
  1. Resiliência como Competência Individual e Organizacional
  • Definição de resiliência.
  • Benefícios e características da resiliência como competência-chave.
  • Contributo da cultura organizacional para equipas resilientes e a relação com a satisfação no trabalho.
  • Práticas para reforço da resiliência no quotidiano profissional.
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Destinatários
  • Quadros médios e superiores, coordenadores de equipas de trabalho e todos os profissionais que lidem com situações potenciadoras de stress
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
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Métodos de Ensino
  • Resolução de casos práticos e partilha em grupo.
  • Elaboração do Plano Pessoal de Desenvolvimento (PPD).
  • Checklist de boas práticas.
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Monitoria
Mulher a sorrir em frente a uma estante de livros, com camisola azul e uma camisa com flores.

Lurdes Viana

Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria, facilitadora e formadora na área comportamental no desenvolvimento de soft skills em atendimento, motivação de equipas, gestão do tempo e organização do trabalho, etc em diversos sectores de atividade.

Formadora comportamental desde 1998. Durante 15 anos (1988/2003) exerceu atividade comercial e consultoria nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente, Ilhas e África com as mais prestigiadas entidades de formação profissional na área dos serviços e integra a equipa de formadores das Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal (Lamego, Lisboa e Porto) e a Escola de Formação Turística de Hoteleira de Ponta Delgada (São Miguel- Açores).

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA Porto, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional  e Higiene e Segurança no Trabalho aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português e pelo Doutoramento em Psicologia Social (Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação.

Desde 2019 é certificada internacionalmente em Lego® Serious Play® pela Rasmussen Consulting – Dinamarca e acredita no uso de jogos sérios para a transferência de conhecimento.

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Local

ONLINE / LIVE 

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?

  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
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Data e Horário

Esta formação, com a duração de 8 horas, funcionará nos seguintes dias:

2 e 3 de Março de 2026
09:00 – 13:00

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Preço

O valor da inscrição é de 240.00 € + IVA (23%), valor total de 295.20 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:

  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO
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Ficha de Inscrição






    O valor da inscrição é de € + IVA (23%), valor total de € pagável ao CENERTEC até à data de realização da Formação e inclui: Acesso à Plataforma E-Learning, Acesso à Documentação de Apoio e Certificado SIGO.

    Dados para pagamento:
    Banco Santander Totta | Titular: CENERTEC - CENTRO ENERGIA E TECNOLOGIA LDA
    IBAN: PT50 0018 2101 0462 6115 0207 7 | BIC: TOTAPTPL
    Por favor, indicar nome Empresa / Participante ou n.º da fatura quando efetuar a transferência.







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