Gestão de Projetos – Metodologia PMBOK

43ª Edição
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 4, 6, 11 e 13 de Agosto de 2025
390.00
Introdução

Dotar os responsáveis das empresas de uma metodologia de gestão de projetos (PMBoK – Project Management Body of Knowledge do PMI – Project Management Institute, um standard ANSI), de modo a controlar o cronograma, orçamento e desempenho da equipa de projeto, para atingir a satisfação do cliente, maximizando a obtenção de resultados.

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Objetivos

No Final do Curso de Gestão de Projetos – Metodologia PMBOK os Participantes serão capazes de:

  1. Gerir um Projeto, coordenando a equipa, controlando o cronograma e o orçamento delineados, de forma a conseguir os melhores resultados.
  2. Com a metodologia PMBoK, ajudar o gestor de projetos a analisar e sistematizar os diversos aspetos envolvidos, de modo a não negligenciar nenhum aspeto chave.
  3. Com uma ferramenta de apoio à Gestão de Projetos, como o MS Project, ajudar o gestor de projetos a controlar todos os aspetos, ao longo do cronograma delineado.

Objetivos Específicos:
– Planeamento de projetos e organização dum modo eficaz: “on-time”, “on-cost” com satisfação do cliente.
– Conceitos fundamentais de gestão de projetos.
– Aplicar uma metodologia de gestão de projetos (PMBOK – Project Management Book of Knowledge do PMI – Project Management Institute).
– Tratamento da informação;
– Âmbito dos projetos;
– Aplicar os instrumentos de apoio para planificação e gestão de projetos.
– Dominar o MS Project.

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Programa

Alguns dos tópicos abordados:

1. Organização e Liderança
– Funções do Gestor de projeto
– Formação da equipa
– Organização interna do Projeto
– Patrocínio ao mais alto nível
– Indicadores de avanço
– Liderança e tomada de decisão
– Comunicação
– Gestão de conflitos

2. Planeamento, Programação e Controlo
– Ciclo de vida de um Projeto
– As fases de desenvolvimento de um Projeto
– Fatores críticos de um Projeto
– Objetivos e âmbito
– Identificação de necessidades
– Planeamento de projetos e PERT (caminho crítico)
– Alocação de recursos
– Orçamento e custos do projeto
– Acompanhamento e controlo do projeto

3. Contratação, Negociação e Risco
– Do concurso ao contrato
– Definição de qualidade
– Gestão do Projetos e Risco
– Identificação de riscos
– Determinação de impacto dos riscos
– Controlo dos riscos
– Plano de contingência
– Negociação

4. Conclusão do projeto
– Conclusão do projeto
– Arranque em Produção (roll-out)
– Avaliação de desempenho

Conteúdo Programático:

1. Enquadramento dum Projeto em termos do processo de Gestão estratégica
– Gestão Estratégica
– Missão
– Objetivos
– Políticas
– Planos
– Orçamentos
– Procedimentos
– Métodos de avaliação e controlo

2. Plano Estratégico
– Estratégia da Organização
– Estratégia Divisional
– Estratégia Funcional
– Análise – Formulação – Implementação de uma Estratégia
– Avaliação e controlo

3. Introdução à Gestão de um Projeto
– Conceito de Projeto
– Características dos projetos
– Porque falham os projetos
– Standards (PMBoK)
– Condições de gestão de projeto

4. O “cliente” e o Diretor de Projeto
– O cliente do projeto
– Missões e tarefas do Diretor de Projeto
– Perfil do Diretor de Projeto
– Formação requerida
– Relações entre projetos e direções funcionais

5. O projeto e a estrutura
– Implicações estruturais dos projetos
– Organização matricial
– Dependência funcional

6. Definição do projeto
– Etapas do projeto
– Análise de viabilidade e custo-eficácia
-Estudo de rendibilidade do projeto

7. Planeamento e organização do Projeto
– Objetivos do projeto
– Descrição das actividades
– Previsão de tempos e custos
– Sistemas de programação e planeamento de projetos
– Distribuição de recursos
– Documentação da organização do projeto

8. Técnicas e instrumentos de controlo
– Acompanhamento do projeto
– Modificações e seus limites
– Controlo dos prazos
– Dominar os prazos e satisfazer clientes
– Avanço físico e conclusão de tarefas
– Controlo de qualidade
– Estimativa e controlo dos custos
– Articulação dos custos e prazos
– Gestão da informação
– Organização da circulação de informação

9. O MS PROJECT como ferramenta de Gestão de Projetos
– Definição do Projeto
– Calendários
– Definição do calendário base do projeto
– Definição de calendários específicos para uma determinada tarefa ou um determinado recurso / intervenção

– Replicação de um calendário de um projeto para outro
– Planeamento de projeto inicial
– Tarefas agrupadas em etapas
– Duração de tarefas
– Sequenciação de tarefas (precedências)
– Tarefas recorrentes
– “Milestones”
– Determinação do(s) caminho(s) crítico(s)
– Determinação das folgas
– Tratamento PERT das atividades mais complexas

– Definição dos recursos necessários ao projeto
– Custos de cada recurso (trabalho e material)
– Unidades identificadoras de cada recurso material
– Definição de calendários de trabalho para cada recurso

– Alocação de recursos às tarefas
– Partilha de recursos
– Resolução de sobre-alocações e nivelamento de recursos
– Definição do Baseline – Plano de Base – do projeto
– Controlo de execução do projeto

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Destinatários
  • Gestores;
  • Engenheiros;
  • Empresários;
  • Diretores;
  • Quadros Médios e Superiores de Empresas;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
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Métodos de Ensino
  • Expositivo, Ativo e Interativo com recurso a Multimédia;
  • Apresentação de casos práticos de análise de empresas.
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Monitoria
Fotografia de Jorge Soares Pinto

Jorge Soares Pinto

É Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Especialização em Sistemas Digitais e Computadores. Tem um MBA em Gestão de Empresas e Marketing pela Open Univ. (UK). Trabalhou na IBM como director técnico, director marketing e director comercial. Foi director do escritório do Porto da Compaq. Foi director de Sistemas de Informação de Gestão do Grupo Amorim, onde liderou projectos à escala nacional e internacional de Sistemas de Informação, Telecomunicações, coordenação comercial e de logística integrada. Foi Manager na Deloitte & Touche, a maior empresa de consultoria de gestão de empresas à escala mundial. É consultor independente de Gestão de empresas, Organização e Sistemas de Informação de Gestão junto de PMEs desde 2002. Foi membro de vários Conselhos de Administração de empresas. É docente universitário desde 1991, leccionando Sistemas de Informação de Gestão, Estratégia, Marketing Internacional e Logística Integrada. Leccionou na Universidade Portucalense, EGP (Escola de Gestão do Porto), IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing), ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto) e Universidade de Aveiro. É formador em áreas como Gestão de Projectos, Estratégia, Marketing, Coordenação e Gestão Comercial, Benchmarking, Balanced Scorecard, Logística e Gestão de Stock. 30 anos de experiência profissional.

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Local

ONLINE / LIVE 

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?

  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
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Data e Horário

Esta formação, com a duração de 16 horas, funcionará nos seguintes dias:

4, 6, 11 e 13 de Agosto de 2025

09:00 – 13:00

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Preço

O valor da inscrição é de 390.00 € + IVA (23%), valor total de 479.70 €  pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:

  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO
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Ficha de Inscrição




    O valor da inscrição é de € + IVA (23%), valor total de € pagável ao CENERTEC até à data de realização da Formação e inclui: Acesso à Plataforma E-Learning, Acesso à Documentação de Apoio e Certificado SIGO.

    Dados para pagamento:
    Banco Santander Totta | Titular: CENERTEC - CENTRO ENERGIA E TECNOLOGIA LDA
    IBAN: PT50 0018 2101 0462 6115 0207 7 | BIC: TOTAPTPL
    Por favor, indicar nome Empresa / Participante ou n.º da fatura quando efetuar a transferência.







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