Gestão de Operações nos Serviços

4ª Edição
Formato Online/Live
Data 19, 23 e 30 de Abril e 3 de Maio de 2024
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Introdução

Vamos dedicar toda atenção às atividades que produzem um serviço, e de interação com o cliente. Identificar essas atividades e perceber de que forma se está a agregar valor para o cliente. Definir a função de gestor de operações nos serviços, a sua importância e qual o foco para atingir os objetivos do seu negócio. Aprender com as empresas com serviços de excelência, e colocar em prática as ferramentas mais adequadas.

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Objetivos

No fim do Módulo, os Participantes serão capazes de:

  • Compreender o papel da “moderna” Gestão de Operações numa empresa;
  • Formular uma estratégia de operações de acordo com a orientação da empresa;
  • Estar familiarizado com os conceitos da “moderna” Gestão de operações;
  • Selecionar e implementar indicadores de performance (KPI) de acordo com a especificidade da atividade/operação/empresa;
  • Compreender e implementar o pensamento “lean” de acordo com a especificidade da atividade/operação/empresa;
  • Avaliar as atividades que não acrescentam valor, e criar uma cultura de diminuição e eliminação das mesmas.
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Programa

1.     Gestão de operações (Introdução e conceitos)

  • O que é a gestão de operações?
  • Componentes da Gestão de operações
  • Enquadramento da função “Gestor de operações” numa organização.
  • Exemplos de sistemas de operações
  • Objetivos da gestão de operações

2.     Estratégia das Operações

  • Fatores de competitividade
  • Perspetivas na formulação da Estratégia de operações
  • Conceitos: Visão estratégica, missão, estratégia, tática, etc.
  • Fases da estratégia de operações
  • Medição da “Performance”

3.     As ferramentas da qualidade aplicada ao desempenho

  • Conceitos
  • A importância de medir para gerir
  • Identificação de problemas
  • As ferramentas de qualidade
  • Metodologias de medição e acompanhamento das ações

4.     Lean Office

  • Desperdício
  • Ferramentas Lean nos serviços
  • Acrescentar valor aos clientes
  • KPI´S
  • Cultura de melhoria

5.     Excelência nos serviços

  • Fatores chave para a satisfação do cliente
  • Perceber a experiência do cliente
  • Melhoria contínua nas pessoas e nos processos
  • Cultura de serviço
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Destinatários
  • Responsáveis e colaboradores em empresas de serviços;
  • Gerentes e proprietários de todo o tipo de negócios, desde indústrias a serviços de atendimento ao público;
  • Todos os profissionais que necessitem de desenvolver competências em operações, melhoria contínua de forma a acrescentar valor às organizações;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
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Métodos de Ensino
  • Formação on-line com recurso a várias formas de apresentação e com recurso a computador;
  • Discussão de temas e execução de exercícios pertinentes para os temas em discussão.

Este curso está inserido na 1ª edição da nossa Especialização em Logística e Cadeia de Abastecimento, em que a maioria dos módulos estão abertos a outros participantes que tenham interesse em frequentar. Para mais informações sobre esta Especialização, por favor, veja aqui.

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