Gestão de Equipas com Assertividade

Novo
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 30 e 31 de Outubro de 2023
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Introdução Liderar com assertividade no modo de estar, ser e falar é um comportamento de influencia que exige maturidade passando pelo controlo emocional com o objetivo de comunicar as nossas ideias e sentimentos ou defender os nossos legítimos direitos sem a intenção de ofender e com autoconfiança. Esta atitude de liderança de indivíduos e equipas tem por base algumas dicas importantes que  favorecem a confiança na capacidade expressiva, potencia a auto-estima, contribui o bem-estar emocional e melhora a sua imagem social quer no plano individual ou em equipa. TOPO
Objetivos Objetivos Gerais:

Capacitar as pessoas participantes de técnicas de comunicação assertiva, com impacto nas suas relações laborais de em equipa.

Objetivos Específicos:
  • Comunicar e liderar equipas de trabalho;
  • Orientar os participantes nos métodos de organizar e gerir equipas de trabalho;
  • Identificar o sucesso do trabalho em equipa;
  • Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir conversas difíceis;
  • Identificar as principais competências e capacidades de um líder de sucesso.
TOPO
Programa Comunicação interpessoal eficaz e eficiente (atenda ao cérebro reptiliano)
  • Escuta ativa na comunicação;
  • Estilos comunicacionais;
  • A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho.

Dimensões do comportamento assertivo
  • Técnicas verbais: Disco riscado, edredão e DEEC, Saber dizer “não” de forma construtiva;
  • Formular pedidos;
  • Dar e receber feedback;
  • Lidar com a crítica;
  • Opiniões positivas: O feedback Sandwich;
  • Desenvolvimento da assertividade em cinco passos.

Trabalho em equipa
  • Trabalho em equipa – implicações e especificidades;
  • Excelência no trabalho em equipa;
  • Diferenças interpessoais e o seu impacto no trabalho em equipa;
  • Os cinco desafios de uma equipa segundo Patrick Lencioni.

Gestão de conflitos
  • Gestão de situações problemáticas na equipa;
  • Estratégias de resolução de conflitos.

Liderança
  • Competências necessárias à coordenação de equipas a busca do líder ideal;
  • Liderar pelo exemplo.
TOPO
Destinatários
  • Todas as pessoas envolvidas que necessitem de  melhorar as suas soft skills de comunicação com clientes internos potenciando a sua capacidade de influência e consecução de interesses e resultados organizacionais.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
TOPO
Métodos de Ensino
  • Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos;
  • Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização;
  • Promoção da melhoria das competências de liderança de equipa através da partilha de boas práticas.
TOPO
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