Dinâmica dos Veículos Automóveis: Sistemas de Suspensão e Chassis
NovoA formação visa dar conhecimentos estruturantes na área da dinâmica dos veículos automóveis, no que diz respeito aos elementos da suspensão, características dos chassis e dos pneumáticos que influenciam o comportamento dinâmico. Sendo de especial importância para os profissionais do sector automóvel, preparadores de veículos de competição, montadores, estudantes de engenharia e publico em geral.
TOPOGerais:
- Identificar e compreender o modo de funcionamento de alguns sistemas de suspensão, avaliar a sua influência no comportamento dinâmico do veículo;
- Promover e desenvolver alterações, modificações, adaptação e racionalização de soluções de suspensão existentes;
- Ser capaz de conceção e desenvolvimento de novas soluções ao nível das suspensões e chassis;
- Conhecer as características dos chassis e sua influência na estabilidade dinâmica do veículo;
- Perceber o efeito dos pneumáticos na estabilidade direcional do veículo.
Específicos:
No final do curso, os formandos serão capazes de:
- Determinar geometricamente o centro instantâneo de rolamento e o centro de rolamento da carroçaria de uma suspensão semi-eixo oscilante, McPherson e triângulos sobrepostos;
- Calcular a razão de deslocamento de uma suspensão de triângulos sobrepostos com “rocker” e “pushrod”;
- Calcular os efeitos de compensação da carroçaria durante a travagem e a aceleração para um veículo com uma suspensão de triângulos sobrepostos;
- Calcular a repartição de travagem ótima para determinado coeficiente de atrito;
- Determinar o comportamento (sobre-virador, neutro ou sub-virador) de um veículo em curva em função da rigidez dos pneumáticos;
- Determinar experimentalmente a posição do centro de gravidade de um veículo automóvel.
1. Rolamento da carroçaria
- Centro de rolamento (centro instantâneo de rolamento) das suspensões semi-eixo oscilante, McPherson e triângulos sobrepostos.
2. Razão de deslocamento de molas e amortecedores
- Suspensão de triângulos sobrepostos;
- Suspensão de triângulos sobrepostos com “rocker” e “pushrod”.
3. Efeitos de compensação da carroçaria durante a travagem e a aceleração
- anti-dive;
- anti-lift;
- anti-squat.
4. Mecânica do contacto
- repartição de travagem.
5. Estabilidade dinâmica (ou direcional) de um veículo em função da rigidez dos pneumáticos
- Sub-virador;
- Sobre-virador;
- Neutro.
7. Determinação experimental da posição do centro de gravidade de um veículo
TOPO- Profissionais do setor automóvel;
- Preparadores de veículos de competição;
- Montadores de automóveis;
- Mecânicos auto;
- Estudantes de engenharia;
- Publico em geral com conhecimentos básicos de matemática e física;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- Apresentação teórica e teórico-prática das matérias utilizando o método expositivo e interrogativo seguido de uma apresentação da vertente mais prática da matéria, utilizando o método demonstrativo. As atividades de treino, utilizando o método ativo, baseiam-se na proposta de exercícios aos alunos que devem ser executados o mais autonomamente possível.
António Pedro Paiva, Eng.
- 2010 – Atual: Professor adjunto convidado no Instituto Superior de engenharia do Porto.
- 2020 – Atual: Sócio-gerente e fundador da empresa Proximity Formula, Lda.
- 2020-2021: Consultor na Vestas – Wind Turbine.
- 2018-2020: Gestor de projeto mecânico na Siemens.
- 2018-2021: Engenheiro de I&D na Frezite – ferramentas de corte S.A.
O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO