Diagnóstico e Medição da Felicidade Organizacional
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Introdução
TOPO
Investir na felicidade e bem-estar tornou-se não apenas uma decisão ética, mas também uma decisão estratégica das empresas, cada vez mais adotada para impulsionar a produtividade, rentabilidade e retenção de talentos nas empresas.
Cada vez mais empresas acreditam que medir os níveis de felicidade e bem-estar é uma ferramenta fundamental, não só para a avaliação e monitorização da jornada do colaborador e dos níveis de engagement, mas também para definição de planos de ação. Colaboradores felizes são mais comprometidos e tendem por isso a ser mais produtivos e alinhados com o propósito das organizações, tornando-se assim verdadeiros embaixadores.
Cada vez mais empresas acreditam que medir os níveis de felicidade e bem-estar é uma ferramenta fundamental, não só para a avaliação e monitorização da jornada do colaborador e dos níveis de engagement, mas também para definição de planos de ação. Colaboradores felizes são mais comprometidos e tendem por isso a ser mais produtivos e alinhados com o propósito das organizações, tornando-se assim verdadeiros embaixadores.
Objetivos
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Reconhecer a importação da implementação de processos de diagnóstico(s) de felicidade e bem-estar;
- Reconhecer as dimensões de estudo do processo de diagnóstico(s);
- Planear ações decorrentes de ações de diagnóstico(s);
- Definir quando aplicar ações de pulse survey(s), junto das suas equipas;
- Entender o impacto dos diagnóstico(s) no processo de employee experience e employer branding;
- Conhecimento de alguns estudos deste âmbito existentes no mercado e qual o mais alinhado com as suas realidades.
Programa
- Processo de diagnóstico(s) de felicidade e bem-estar: conceitos principais e dimensões do estudo
- Pulse Survey(s): o que é? Quando usar?
- Importância da integração do diagnóstico(s) e pulse survey(s), no processo de melhoria continua e gestão estratégica das empresas
- Etapas do processo de diagnóstico(s)
- Comunicação e plano de ação (pós diagnóstico(s) e pós pulse survey(s))
- Qual a relevância destes processos no employer branding e employee experience
- Exemplos de metodologias de estudos existentes no mercado / Case studies
Destinatários
- Pessoas que pretendem aprofundar os seus conhecimentos em felicidade e bem-estar no trabalho;
- Todos os que queiram passar da teoria à prática, agindo como promotores da felicidade nas organizações;
- Membros da comissão executiva, Diretores, Profissionais de Gestão de Recursos Humanos e Decisores em geral;
- Todos os profissionais que desempenham cargos de chefia ou que o pretendem fazer no futuro e de forma diferenciadora;
- Responsáveis de sistemas de gestão e consultores que pretendam adquirir novas competências nesta área;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de Ensino
- Apresentação expositiva dos temas com suporte digital;
- Dinâmicas de grupo de acordo com o tema;
- Partilha e debate ativo, através de exemplos práticos e troca de experiências.