Análise e Resolução Estruturada de Problemas
7ª Edição
220
Introdução
A resolução estruturada dos problemas, com o envolvimento e participação de todos os colaboradores, é uma das chaves da Melhoria Contínua.
Para garantir que o ciclo PDCA é seguido na resolução dos problemas foram criadas metodologias em vários passos que obrigam:
Para garantir que o ciclo PDCA é seguido na resolução dos problemas foram criadas metodologias em vários passos que obrigam:
- A formular corretamente os problemas;
- A não queimar etapas;
- A pesquisar as verdadeiras causas e a não saltar para as conclusões.
Os métodos estruturados de resolução dos problemas permitem uma melhor comunicação do problema entre os colaboradores e os decisores.
Com este curso apresentaremos o PDCA e algumas das metodologias de resolução estruturada dos problemas que as empresas podem adotar, por exemplo: o QC Story, os Relatórios A3, a metodologia 8D e a Kata de Melhoria. Exemplificaremos com aplicações práticas e aplicaremos a casos da empresa.
Em paralelo faremos referência às sete ferramentas da qualidade e a ferramentas Lean, indicando onde podem ser úteis e como podem ser utilizadas.
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Com este curso apresentaremos o PDCA e algumas das metodologias de resolução estruturada dos problemas que as empresas podem adotar, por exemplo: o QC Story, os Relatórios A3, a metodologia 8D e a Kata de Melhoria. Exemplificaremos com aplicações práticas e aplicaremos a casos da empresa.
Em paralelo faremos referência às sete ferramentas da qualidade e a ferramentas Lean, indicando onde podem ser úteis e como podem ser utilizadas.
Objetivos
No final do curso os Participantes deverão:
- Reconhecer a importância do ciclo PDCA;
- Enumerar os diferentes tipos de problemas;
- Aplicar as metodologias A3, 8D e a Kata de Melhoria em problemas da empresa;
- Identificar as principais ferramentas de análise e resolução de problemas;
- Reconhecer o papel da chefia no garantir que o método é seguido e que é executado com disciplina, sem queimar etapas nem saltar para conclusões.
Programa
- Tipos de problemas.
- Observação e experimentação.
- O ciclo da melhoria, o ciclo PDCA, o método científico.
- Os passos do QC Story, dos relatórios A3 e do 8D.
- A Kata de Melhoria.
- Ferramentas da qualidade.
- Exercícios práticos de resolução de um problema.
Destinatários
- Gerentes, Diretores e Chefias de empresas industriais e de serviços;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de Ensino
- Expositivo, Ativo e Interativo com recurso a Multimédia.
Esta Formação constitui uma Disciplina da 15ª edição da nossa Especialização em “Gestão de Operações e Serviços Industriais”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações. Pode ver mais informações AQUI.
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