Lean Management
17ª EdiçãoO pensamento Lean introduz uma mudança de paradigma na forma como produzimos e entregamos valor (produtos e serviços) ao cliente.
O ponto de partida do Lean Management é reconhecer que todos os processos podem ser melhorados, que todos os processos possuem desperdícios, e que eliminar e reduzir os desperdícios e a variabilidade traz valor e satisfação ao cliente.
O Lean Management é a combinação:
- De um conjunto de ferramentas para identificar e eliminar os desperdícios;
- Da promoção de um fluxo de materiais e de operações tenso e nivelado (não turbulento) que expõe, sistematicamente, os problemas;
- De uma visão geral de todos os processos, que privilegia a obtenção de ótimos globais;
- Do respeito pelo trabalho dos colaboradores, na medida em que se procura a sua participação e envolvimento no esforço de Melhoria Contínua.
O gestor Lean distingue-se por privilegiar a identificação dos problemas (os problemas são uma mina de ouro), no local onde o valor é acrescentado (gemba), ouvindo (saber ouvir) as sugestões de todos os que participam no processo produtivo.
O gestor Lean não se acomoda com a situação atual, divulga uma visão de um estado ideal, mais eficiente na ótica do serviço ao cliente e, para chegar a esse estado, desenvolve as competências dos seus colaboradores e fomenta o processo de experimentação de novas soluções
- Reconhecer no Lean Management um novo paradigma;
- Enumerar os desperdícios da produção e da liderança;
- Reconhecer a cadeia valor, os processos principais e os processos de suporte;
- Descrever as principais ferramentas associadas ao Lean Management;
- Identificar uma estratégia de Melhoria Contínua;
- Conhecer as fases de implementação e as técnicas utilizadas na aplicação da abordagem Lean;
- Formular uma estratégia de introdução do pensamento Lean nas suas organizações.
- Identificar o valor acrescentado e os desperdícios
- A cadeia de valor, o VSM – Value Stream Mapping
- Criação de fluxo e compressão logística
- A mudança rápida de ferramentas
- Produção puxada, rotinas de abastecimento e kanban
- TWI e Padrões de trabalho
- Criar uma cultura que pare para pensar e resolver os problemas – os relatórios A3
- Gerentes, Chefias e Engenheiros de Organizações Industriais e de Serviços
- Todos os que se preocupam em melhorar os processos produtivos, seja na indústria, seja nos serviços.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- A partir de exemplos práticos, o formador partilhará a sua experiência de mais de 20 anos nas empresas.
- Os Participantes serão convidados a discutir a realidade das suas empresas e a trazer os seus exemplos.
Esta Formação faz parte da nossa 16ª edição da Especialização em “Gestão de Operações e Serviços Industriais”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações. Pode saber mais informações aqui.
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