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Gestão de Compras e Fornecedores

Gestão de Compras e Fornecedores

3ª Edição

Introdução

Compreender a Importância e o Enquadramento Estratégico da Função Compras numa Organização, negociação na compra e fidelização de fornecedores / parceiros estratégicos.
As margens comerciais têm vindo a diminuir por efeito do mercado e da globalização. As empresas ajustam os seus processos de racionalização de encargos / custos e actuam do lado dos fornecedores para minimizar o valor de compras. 
A função Compras, integrada no processo de aprovisionamento das Organizações, assume  uma importância acrescida na rentabilidade, contribuindo de forma decisiva para a recuperação de margens perdida, através da redução de preços de compra e optimização da relação negocial com fornecedores. 
É assim necessário um efectivo controlo de Fornecedores,  partindo da correcta caracterização de parâmetros de análise de necessidades e do conhecimento detalhado do perfil e características do serviço ou mercadoria / produto a comprar.
A Gestão de Compras modela a actuação do operador de compras, centrado no conhecimento de parâmetros de avaliação de necessidade, integrados com processos que caracterizam as informações essenciais à fundamentação da decisão de compra, permitindo sistematizar os critérios de compra e o domínio desta importante função.

 

Objetivos

  • Dotar os Participantes dos conhecimentos e técnicas para melhorar a eficácia da função de compras da sua empresa , com realce para a melhoria das condições de suporte à decisão , redução de custos e a actuação estratégica da gestão de stocks e fornecedores;
  • Gestão da compra e abastecimento,
  • Procedimento de aquisição;
  • Consulta ao mercado;
  • Recepção e estudo comparativo das propostas dos fornecedores;
  • Matriz de avaliação de propostas;
  • Negociação de propostas;
  • Emissão e controlo das encomendas;
  • Contratos de prestação de serviços;
  • Selecção e avaliação de fornecedores;
  • Qualificação de fornecedores e nível de desempenho;
  • Compras internacionais e Incoterms;
  • Centralização e descentralização das compras;
  • Maximizar nível de serviço a clientes com mínimo de custos de stock;
  • Maximizar a rotação de stock;
  • Minimizar espaço de armazenagem necessário;
  • Redução de custos na empresa;
  • Evitar obsolescência de produtos;
  • Evitar rupturas e perda de clientes;
  • Evitar paragens da linha de fabrico por falta de material;
  • Eficácia global na logística;
  • Ferramentas e Modelos de Gestão de Compras;
  • Identificar as Fases do Processo Compra;
  • Da Identificação da Necessidade à Execução do Contrato;
  • Identificar, seleccionar e gerir Fornecedores;
  • Negociar e estabelecer as Condições e os Termos Contratuais;
  • Definir Indicadores e Factores Críticos de Sucesso no Controlo dos Processos de Gestão de Compras.

No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
  • Caracterizar a função compras na Organização e as suas relações com outros departamentos;
  • Estabelecer a organização do processo entre apuro de necessidade e entrega de bem ou serviço;
  • Identificar, seleccionar e avaliar fornecedores;
  • Identificar e definir informações críticas para modelar critérios de decisão – produto, stock, fornecedor;
  • Definir e sistematizar critérios de suporte à decisão e negociação para processo de compra;
  • Gerir a negociação na compra.

Programa

1. A empresa como um sistema – a Função Compras
  • A cadeia de valor
  • Importância da logística
  • Função aprovisionamento
  • Papel da compra na cadeia de abastecimento
  • Processo de compra e respectivas etapas
  • Função compras no âmbito do Aprovisionamento
  • Dossier de compra e Cadernos de Encargos
  •  Registo e controlo de encomendas
  •  Registo, organização e arquivo de informação
 
2. Gestão de Stock e consumos  - informação de suporte à função Compras
  • Caracterização de Artigos e Serviços
  • Parâmetros de análise de Stock e dos consumos – nem de mais, nem de menos …
  • Estatísticas de compras - preços, quantidades, tempo entrega
  • Parâmetros custo de encomenda e condições de pagamento
  • Estruturação de modelo de decisão de compra
  • Stock Mínimo, Disponível e Stock Máximo
  • Cálculo do consumo médio e Prazo de aprovisionamento 
  • Valorização do Custo médio de artigo
  • Definição de stock máximo e mínimo
  • Gestão económica de stock:  análise ABC, previsão de consumo e sazonalidade
  • Quantidade económica de encomenda:  periocidade de enc., fórmula de Wilson, …
  • Custo de encomenda, custo de posse e de aprovisionamento
  • Métodos de aprovisionamento;  ponto de encomenda, recompletamento, …
  • Indicadores de gestão:  rotação, ruptura, nível de serviço, …
 
3. Selecção / Angariação e Gestão de Fornecedores
  • Critérios de procura, identificação e angariação de Fornecedor - Sourcing
  • Aspectos qualitativos na selecção de fornecedores
  • Contractos, Adjudicações e condições comerciais
  • Parâmetros de avaliação / qualificação de Fornecedor
  • Gestão de fornecedores
  • Registo de reclamações e incidentes
  • Negociação e revisão de preços
  • Desenvolvimento de Fornecedores, auditorias a fornecedores, …

4. Função Compras
  • Evolução das Compras Tradicionais / Compras Estratégicas
  • Modelos Tradicionais e Modelos Futuros
  • A Conjuntura do Mercado
  • As Novas Ferramentas (e-Business, e-Procurement, e-Purchasing e e-Marketplace)
  • O Enquadramento com as Políticas da Empresa
  • Onde se encaixam as Compras na Estratégia da Empresa.
  • O Novo Processo de Gestão de Compras
  • Gestão dos Mercados de Compras

5. Negociação de compras
  • Etapas da negociação
  • Planeamento da negociação
  • Delinear Estratégia de Negociação para melhoria do poder negocial
  • Conseguir fazer a ponte entre as partes
  • O Processo de Decisão e Negociação
  • Negociar e estabelecer as Condições e os Termos do Contrato
  • Elaboração e Avaliação de Propostas
  • As Condições e Termos Contratuais
  • Incoterms

 6. Custos e monitorização de resultados
  • Cálculo de custo real de Produto ou Serviço
  • Custo administrativo da compra
  • Monitorização de custo de compra e custo de stock
  • Indicadores de desempenho da função Compras
  • O Controlo dos Processos de Gestão de Compras
  • Definição de Indicadores e Factores Críticos de Sucesso
  • Acordo de Níveis de Serviços e de Qualidade
  • Como e Quando Avaliar

7.  Sistemas de Informação
  • Sistema de informação e aprovisionamento
  • MRP – Materials Requirement Planning
  • JIT – Just in time, EDI, ...

Interessa a

  • Gestores
  • Empresários
  • Diretores 
  • Quadros Médios e Superiores de Empresas
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

  • Expositivo, Ativo e Interativo com recurso a Multimédia.
  • Apresentação de casos práticos de análise de empresas.

Data e horário

Esta formação teve a duração de 16 horas.
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