Introdução à Gestão da Qualidade – ISO 9001

4ª Edição
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 15, 16, 23 e 30 de Maio de 2025
390.00
Introdução

O curso ISO9001 pretende dotar os formandos com conhecimentos e competências no âmbito da gestão da qualidade, na aplicação das principais ferramentas utilizadas na gestão da qualidade. Pretende-se também, dotar os formandos do conhecimento da norma ISO 9001:2015, assim como, capacitar para a realização de auditorias no âmbito do sistema de gestão da qualidade.

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Objetivos

Objetivos Gerais:

  • Identificar os princípios da gestão da qualidade;
  • Identificar ferramentas de garantia da qualidade;
  • Identificar técnicas de resolução de (potenciais) problemas e de melhoria contínua.

No final do curso, os formandos serão capazes de:

  • Compreender os conceitos relacionados com a gestão da qualidade;
  • Conhecer os princípios da norma ISO9001:2015;
  • Compreender a importância do conceito de melhoria contínua;
  • Planear a estratégia da empresa e da qualidade baseado na análise de riscos;
  • Aplicar o método plan-do-check-act e análise de gestão de ocorrências;
  • Conhecer os principais aspetos a considerar numa auditoria da qualidade.
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Programa
  1. A Qualidade como ferramenta de gestão (1 hora)
  2. Os princípios da gestão da qualidade e a norma ISO 9001:2015 (1 hora)
  3. A qualidade perante a estratégia da empresa (1 hora)
  • Análise STWO;
  • Definição de Missão, Visão, Valores e Política da Qualidade;
  • Definição do âmbito.
  1. Comprometimento da Gestão (1 hora)
  2. Análise ao contexto e partes interessadas (1hora)
  3. Comunicação interna e externa (1hora)
  4. Listagem de documentos e controlo de documentos e registos (1h)
  5. Planeamento da qualidade baseado no Risco (1 hora)
  6. Infraestruturas e ambiente de trabalho (1 hora)
  • Plano de Manutenção e RMM.
  1. Ferramentas da qualidade: (2 horas e 30 minutos)
  • Fluxogramas;
  • Folhas de registo (“check sheets”);
  • Diagrama de espinha de peixe (causa – efeito);
  • Exercícios e casos práticos.
  1. Melhoria Contínua: (2 horas e 30 minutos)
  • Análise de dados;
  • Ações corretivas;
  • Ações preventivas.
  1. Auditorias da qualidade (1 hora)
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Destinatários
  • Quadros Médios e Superiores das organizações;
  • Outros colaboradores/as com participação ativa na gestão e controlo da qualidade;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.a
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Métodos de Ensino
  • Método expositivo e Método ativo, recorrendo à resolução de situações do quotidiano real.
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