Introdução à Gestão da Qualidade – ISO 9001
4ª EdiçãoO curso ISO9001 pretende dotar os formandos com conhecimentos e competências no âmbito da gestão da qualidade, na aplicação das principais ferramentas utilizadas na gestão da qualidade. Pretende-se também, dotar os formandos do conhecimento da norma ISO 9001:2015, assim como, capacitar para a realização de auditorias no âmbito do sistema de gestão da qualidade.
TOPOObjetivos Gerais:
- Identificar os princípios da gestão da qualidade;
- Identificar ferramentas de garantia da qualidade;
- Identificar técnicas de resolução de (potenciais) problemas e de melhoria contínua.
No final do curso, os formandos serão capazes de:
- Compreender os conceitos relacionados com a gestão da qualidade;
- Conhecer os princípios da norma ISO9001:2015;
- Compreender a importância do conceito de melhoria contínua;
- Planear a estratégia da empresa e da qualidade baseado na análise de riscos;
- Aplicar o método plan-do-check-act e análise de gestão de ocorrências;
- Conhecer os principais aspetos a considerar numa auditoria da qualidade.
- A Qualidade como ferramenta de gestão (1 hora)
- Os princípios da gestão da qualidade e a norma ISO 9001:2015 (1 hora)
- A qualidade perante a estratégia da empresa (1 hora)
- Análise STWO;
- Definição de Missão, Visão, Valores e Política da Qualidade;
- Definição do âmbito.
- Comprometimento da Gestão (1 hora)
- Análise ao contexto e partes interessadas (1hora)
- Comunicação interna e externa (1hora)
- Listagem de documentos e controlo de documentos e registos (1h)
- Planeamento da qualidade baseado no Risco (1 hora)
- Infraestruturas e ambiente de trabalho (1 hora)
- Plano de Manutenção e RMM.
- Ferramentas da qualidade: (2 horas e 30 minutos)
- Fluxogramas;
- Folhas de registo (“check sheets”);
- Diagrama de espinha de peixe (causa – efeito);
- Exercícios e casos práticos.
- Melhoria Contínua: (2 horas e 30 minutos)
- Análise de dados;
- Ações corretivas;
- Ações preventivas.
- Auditorias da qualidade (1 hora)
- Quadros Médios e Superiores das organizações;
- Outros colaboradores/as com participação ativa na gestão e controlo da qualidade;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.a
- Método expositivo e Método ativo, recorrendo à resolução de situações do quotidiano real.
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