Implementação da Qualidade com Motivação das Equipas

Novo
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 21 e 23 de Maio de 2025
220
Introdução

O Sucesso das Empresas pode ser medido de múltiplas formas, saber identificar e prevenir as não conformidades, evitando os custos da não qualidade, conduz de forma eficaz para o sucesso! As Normas de Certificação, como a ISO 9001, referem um bom guião de implementação, contudo é preciso, envolver todos os colaboradores para termos melhorias significativas. Reconhecer a importância do fator humano (colaboradores e clientes) nos processos e melhoria continua com o foco na qualidade pelas empresas, poderá fazer a diferença no alcance desse Sucesso. Nem sempre as empresas têm os procedimentos bem implementados, sendo oportunidades para melhorar e criar um input e motivação interna, na melhoria de processos internos. Conhecer os clientes exige um trabalho contínuo. Podemos considerar diversas variáveis na satisfação, no entanto, pretende-se com este curso, que identifiquem algumas ferramentas de orientação para a implementação de procedimentos práticos e que possam satisfazer e motivar as equipas e colaboradores para a Qualidade Total.

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Objetivos

Objetivos Gerais

  • Identificar os Procedimentos Fundamentais para a Implementação da Qualidade
  • Conhecer os Referenciais Normativos e qual a sua importância e aplicação.
  • Compreender as estratégias de motivação para superar de forma positiva os desafios que se colocam às equipas.
  • Contemplar ações motivadoras que potencializem os interesses – tanto das partes envolvidas quanto da organização.
  • Identificar as reclamações e as não conformidades como ações fundamentais de melhoria continua
  • Mobilizar de forma ativa os colaboradores para o cumprimento dos requisitos de qualidade

Objetivos Específicos

  • Implementação de Procedimentos: O que interessa na prática.
  • Verificação da Eficácia e Eficiência
  • Identificar a Satisfação do cliente interno e vetores convergentes do sucesso da empresa.
  • Identificar fatores de insatisfação (cliente externo e partes interessadas)
  • Compreender quais os aspetos que podem afetar a satisfação e originar inconformidades
  • Compreender quais os Indicadores a acompanhar e interpretar: de Satisfação ou Desempenho.
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Programa

1. Motivação
• Motivação versus satisfação
• Trabalhar com a natureza humana
• Ligar a motivação ao desempenho
• Promover o pensamento empresarial
• Ajudar os colaboradores a aceitar a responsabilidade da motivação
• Atacar os desmotivadores
• Inspirar o trabalho de equipa motivado

2. Implementação da Qualidade
• Identificar as expectativas do cliente/produto/serviço
• Referenciais Normativos e Implementação
• Quais os aspectos a considerar nos Procedimentos
• Análise de Não Conformidades: causas, impactos, como evitar: ações corretivas
• Melhoria Contínua & Acompanhamento da Satisfação

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Destinatários

Todas as pessoas envolvidas em processos de coordenação de indivíduos e que necessitem de melhorar as suas soft skills na interação com clientes internos e externos. Que pretendam compreender a importância da interação de todos os departamentos dentro de uma empresa no sentido do cumprimento dos requisitos de qualidade com vista à satisfação do cliente e consecução de interesses e resultados organizacionais.

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Métodos de Ensino

Metodologia activa, com recurso a brainstorming e exercícios práticos em grupo.

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