Gestão de Redes de Água: Da Redução de Perdas à Otimização de Consumos
3ª EdiçãoA eficiência hídrica, ou seja, a gestão inteligente e otimizada do recurso Água, é um tema importantíssimo num vasto conjunto de atividades económicas. A sua aparente abundância e disponibilidade contribuiu historicamente para que inúmeras empresas, organizações – sejam estas de natureza pública ou privada – e pessoas, descurassem a sua gestão.
No entanto, a crescente escassez de água doce e a degradação do seu estado, o crescimento demográfico e populacional projetado a nível global e os inegáveis impactos das Alterações Climáticas (AC), vêm alterar radicalmente esta visão. Veja-se, a nível nacional, o que tem sucedido no Algarve e no interior Transmontano nos anos recentes e, por ex., os impactos nos setores do turismo, da agricultura e serviços. Se a este contexto somarmos a circunstância de nos inserimos numa das regiões do planeta – o Mediterrâneo – onde as AC mais impactarão os recursos e disponibilidades hídricas, facilmente se conclui que o Uso Racional da Água e a Eficiência Hídrica serão, cada vez mais, um tema crítico e incontornável. Progressivamente, de acordo com os estudos realizados, a escassez de água alastrará a outras zonas do País.
Fruto desta conjetura, assistiremos certamente à imposição de requisitos legais mais apertados em termos de legislação nacional e comunitária no domínio dos recursos hídricos e uma progressiva incorporação dos requisitos ESG (Environmental, Social and Governance), razões suficientes para se implementarem novas formas de uso da Água, mitigando o desperdício, a poluição, a sua extração excessiva e o uso desnecessário de um bem tão, tão importante.
É neste contexto que este curso se propõe abordar, de forma pragmática e integrada, os mais recentes conceitos, estratégias e metodologias de redução de perdas de água em sistemas de distribuição e, não menos importante, as mais recentes técnicas de racionalização de consumos nos seus diferentes usos. A partir das metodologias e técnicas originalmente desenvolvidas para a monitorização de perdas de água em sistemas públicos de abastecimento, serão examinadas as noções básicas de eficiência hídrica e abordados os requisitos para a implementação de um plano de redução de perdas. Na vertente do uso da Água, serão abordadas técnicas de otimização de consumos, nomeadamente, metodologias aplicáveis a redes privativas de natureza comercial, industrial ou outras.
Em suma, pretende-se dotar os participantes deste curso dos conhecimentos fundamentais que permitem a implementação de um plano abrangente e robusto tendo em vista a otimização da Eficiência Hídrica
TOPONo final do curso os Participantes serão capazes de:
- Conhecer os principais conceitos teóricos relacionados com a temática da Eficiência Hídrica;
- Aplicar metodologias de avaliação e diagnóstico inicial do nível de perdas de água através da elaboração de Balanços Hídricos;
- Conhecer o enquadramento legal mais recente, nomeadamente, os novos requisitos para as Entidades Gestoras em termos de reporte e elaboração de Plano de Ação para a Redução de Perdas de Água (DL n.º 69/2023, de 21 de agosto);
- Adquirir competências para o controlo de perdas de água em redes de distribuição;
- Conhecer e aplicar técnicas de deteção de fugas, controlo de pressões e redução de consumos de água em redes públicas, prediais e em ambiente industrial;
- Conhecer e aplicar de métodos e requisitos de reutilização e reaproveitamento de água;
- Conhecer e aplicar algumas das metodologias decorrentes do programa AQUA+ (Certificação Hídrica), de momento facultativa, no entanto com objetivo de obrigatória num futuro próximo;
- Efetuar estudos de custo – benefício (poupança vs investimento), em função das soluções/equipamentos;
Propõe-se uma formação dividida em dois módulos. No primeiro, serão abordados os conceitos base na temática da Eficiência Hídrica e na gestão de perdas de água, compreendendo matérias e técnicas como a deteção de fugas, o controlo de pressões e a medição, entre outras temáticas. No segundo módulo, serão abordadas as principais técnicas e ações com vista à redução de consumos de água e examinadas as ferramentas e métodos disponíveis para a sua implementação em redes públicas, prediais e em ambiente industrial.
1º Módulo – Eficiência Hídrica e Gestão de Perdas de Água – Conceitos Base
Neste módulo serão abordados os conceitos base sobre Gestão de perdas de água em sistemas de abastecimento, de forma a dotar os formandos dos conhecimentos fundamentais para uma melhor compreensão dos diferentes aspetos relacionados com o seu uso nas organizações.
- Conceitos básicos, Balanço Hídrico e suas componentes;
- Nexus Água – Energia;
- Conceito de Zona de Monitorização e Controlo (ZMC);
- Técnicas de Localização de fugas:
- Gestão de Pressões;
- Metodologias para a gestão e redução de perdas de Água. Casos de estudo.
- As recentes alterações de enquadramento legal – DL n.º 69/2023, de 21 de agosto, designadamente, em termos de reporte e elaboração de Plano de Ação para a Redução de Perdas de Água pelas Entidades Gestoras.
2º Módulo – Implementação de plano de redução de consumo de água em contexto comercial e industrial.
Neste módulo serão abordadas as ferramentas base para definição de indicadores de redução de consumo de água bem como os métodos disponíveis para a sua implementação. Entre outras, serão abordadas técnicas de reutilização e reaproveitamento hidráulico e casos práticos de implementação.
- Levantamento de padrões de consumo de água e características técnicas das redes de distribuição (incluindo, acessórios da instalação hidráulica);
- Aplicação de métodos de redução de consumo de água;
- Aplicação de métodos de reutilização e reaproveitamento de água;
- Análise custo – benefício das medidas de redução de consumos;
- Análise e estudo de casos práticos.
TOPO
Interessa a:
- Entidades públicas (Instalações desportivas, Escolas, Estabelecimentos de Saúde, Lares, Bombeiros, Creches, etc.) e privadas (Unidades Industriais, Galerias e Centros Comerciais, Ed. Abertos ao Público, Gestão de Condomínios, Instituições sociais), nomeadamente, que tenham sob sua responsabilidade edifícios e recintos providos de redes de distribuição
- Gestores / técnicos de produção
- Gestores / técnicos de manutenção
- Gestores / técnicos de qualidade
- Gestores / técnicos de segurança e saúde no trabalho
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema
Jorge Roxo, Eng.
Engenheiro Electromecânico, Pós-graduado em Gestão de Operações e Serviços Industrias, com 16 anos de experiência Industrial, em áreas como: Gestão da Manutenção, Gestão Fabril, Direcção Industrial, Gestão de Projetos e Gestão de Energia. Actualmente responsável pela área da manutenção industrial e de edificios, utilidades, projetos, SST & Ambiente e Logistica Interna, em Leça do Balio do GRUPO UNICER. Durante o período de quatro anos “Utilities Expert” do GRUPO CARLSBERG tendo realizados trabalhos como “Expert” na China, Suécia, Estónia, Indochina e Alemanha. Na Unicer, na área da eficiencia, desde 2009, responsável pelo projeto “Ensave” na área das Utilidades (eletricidade, energia térmica, ar comprimido, frio industrial, dioxido de carbono, água, etc) da área industrial e de edificios.
A “caça” à fuga e o desafio da reutilização é um desafio constante para toda a equipa. Esta nova forma de estar permitiu alcançar resultados ao nível dos “best-in-classe”. O desafio da poupança está ao alcance de todas, nas mais variadas atividades.
Vítor Pereira, Eng.
Licenciado em Engenharia Mecânica (pré-Bolonha), no Ramo Qualidade e Ambiente, pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Qualificações e Formação adicional, entre outras: Gestão de Perdas de Água em Sistemas de Abastecimento (FUNDEC / IST), “Finanças para Não Financeiros” (Porto Business School) ou “Programa Avançado Energias Renováveis no Setor da Água” (Academia EPAL).
Conta com mais de 20 anos de experiência profissional no setor do Ambiente, particularmente, na atividade de Abastecimento de Água em diferentes empresas e/ou unidades de negócio do Grupo Águas de Portugal. Ingressou em 1999 na Águas do Douro e Paiva, SA, onde desempenhou funções de gestão de exploração de Estações de Tratamento, gestão de Obras e Projetos, gestão de energia e exploração de Redes de adução e distribuição do Sistema Multimunicipal da Região do Porto (sistema “em alta”). Entre 2015 e 2021, assumiu a gestão das redes municipais de água e saneamento na Parceria da Região de Águas do Noroeste | Águas do Norte, SA..
Atualmente, é responsável pela gestão do sistema de abastecimento “em Alta” à Região do Vale do Sousa e participa enquanto Consultor em projetos da AdP Internacional, SA (Angola, Moçambique, Líbano e India).
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
- Fazer inscrição nesta página
- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 16 horas, funcionará nos seguintes dias:
27 e 28 de novembro, 2 e 3 de dezembro de 2024
18:30 – 22:30 | Pausa: 20:30 – 21:00
O valor da inscrição é de 390.00 € + IVA (23%), valor total de 479.70 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO