Gestão de Ocorrências e Gestão de Reclamações
NovoO curso Gestão de Ocorrências e Gestão de Reclamações pretende dotar os formandos de conhecimentos para implementar procedimentos, registos e métodos de análise de casos de não-conformidades e reclamações interna na empresa/organização. Além o curso permitirá orientar os formandos da legislação aplicável à gestão do Livro de Reclamações, incluindo o Livro de Reclamações On-Line.
TOPOGerais
- Conhecer e Determinar métodos de gestão de ocorrências dentro da empresa/organização;
- Conhecer a Legislação Aplicável à Gestão do Livro de Reclamações;
Específicos
No final do curso, os formandos serão capazes de:
- Determinar o controlo e registo sequencial de ocorrências;
- Criar um modelo de registo de ocorrências interno;
- Elaborar um procedimento/instrução de trabalho de gestão de ocorrências aplicável à realidade da empresa;
- Conhecer os requisitos legais aplicáveis ao livro de reclamações;
- Conhecer, divulgar e implementar a gestão do livro de reclamações on-line;
- Informar o público/clientes assertivamente sobre esta matéria.
Parte I (4h):
- Boas práticas na gestão de ocorrências – método gestão da melhoria;
- Tipologias de ocorrências com possibilidade de caracterização e questões a investigar e registar;
- Definição de fluxos de informação e decisão;
- Registo sequencial de ocorrências;
- Validação, realização da análise de causas e acompanhamento da ocorrência;
- Colaboração na informação;
Parte II (4h)
- Definição e atribuição de ações de correção, corretivas e de melhoria;
- Avaliação de eficácia das ações implementadas;
- Disponibilidade de relatórios agregados da ocorrência e ações.
- Livro de Reclamações e respetiva regulamentação – DL n. º74/2017, de 15 de setembro;
- Casos práticos na gestão de ocorrências internas e na gestão de reclamações do Livro de Reclamações.
- Quadros Médios e Superiores das organizações;
- Outros colaboradores/as com participação ativa na gestão de ocorrências e reclamações
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- Expositivo, Ativo e Interativo com recurso a Multimédia.
- Análise de caso práticos.
- Exposição e discussão de temas.

Ana Catarina Correia
Tem desenvolvido a sua carreira ao longo dos últimos 15 anos em Gestão da Qualidade, Auditoria Interna, RGPD/DP0, HACCP entre outros requisitos legais à atividade da indústria e do 3º setor.
Gestora da Qualidade da empresa IEM4.0 e na Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis. Na vertente formativa, colabora com a organização e gestão de formação interna, além de ministrar ações de formação no âmbito dos requisitos da Norma IS0 9001:2015 e outros procedimentos de controlo e gestão. Exerce função de formadora RVCC pelo IEFP.
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
- Fazer inscrição nesta página
- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 8 horas, funcionará nos seguintes dias:
18 e 25 de Julho de 2025
18:30 – 22:30
O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO
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