Gestão de Ocorrências e Gestão de Reclamações

Novo
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 18 e 25 de Julho de 2025
220
Introdução

O curso Gestão de Ocorrências e Gestão de Reclamações pretende dotar os formandos de conhecimentos para implementar procedimentos, registos e métodos de análise de casos de não-conformidades e reclamações interna na empresa/organização. Além o curso permitirá orientar os formandos da legislação aplicável à gestão do Livro de Reclamações, incluindo o Livro de Reclamações On-Line. 

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Objetivos

Gerais  

  • Conhecer e Determinar métodos de gestão de ocorrências dentro da empresa/organização; 
  • Conhecer a Legislação Aplicável à Gestão do Livro de Reclamações; 

Específicos 

No final do curso, os formandos serão capazes de: 

  • Determinar o controlo e registo sequencial de ocorrências; 
  • Criar um modelo de registo de ocorrências interno; 
  • Elaborar um procedimento/instrução de trabalho de gestão de ocorrências aplicável à realidade da empresa; 
  • Conhecer os requisitos legais aplicáveis ao livro de reclamações; 
  • Conhecer, divulgar e implementar a gestão do livro de reclamações on-line; 
  • Informar o público/clientes assertivamente sobre esta matéria. 
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Programa

Parte I (4h): 

  1. Boas práticas na gestão de ocorrências – método gestão da melhoria; 
  2. Tipologias de ocorrências com possibilidade de caracterização e questões a investigar e registar; 
  3. Definição de fluxos de informação e decisão; 
  4. Registo sequencial de ocorrências; 
  5. Validação, realização da análise de causas e acompanhamento da ocorrência; 
  6. Colaboração na informação; 

Parte II (4h) 

  1. Definição e atribuição de ações de correção, corretivas e de melhoria; 
  2. Avaliação de eficácia das ações implementadas; 
  3. Disponibilidade de relatórios agregados da ocorrência e ações. 
  4. Livro de Reclamações e respetiva regulamentação – DL n. º74/2017, de 15 de setembro; 
  5. Casos práticos na gestão de ocorrências internas e na gestão de reclamações do Livro de Reclamações. 
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Destinatários
  • Quadros Médios e Superiores das organizações; 
  • Outros colaboradores/as com participação ativa na gestão de ocorrências e reclamações 
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema. 
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Métodos de Ensino
  • Expositivo, Ativo e Interativo com recurso a Multimédia. 
  • Análise de caso práticos. 
  • Exposição e discussão de temas. 
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Monitoria
Fotografia de Ana Catarina Correia

Ana Catarina Correia

Tem desenvolvido a sua carreira ao longo dos últimos 15 anos em Gestão da Qualidade, Auditoria Interna, RGPD/DP0, HACCP entre outros requisitos legais à atividade da indústria e do 3º setor.

Gestora da Qualidade da empresa IEM4.0 e na Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis. Na vertente formativa, colabora com a organização e gestão de formação interna, além de ministrar ações de formação no âmbito dos requisitos da Norma IS0 9001:2015 e outros procedimentos de controlo e gestão. Exerce função de formadora RVCC pelo IEFP.

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Local

ONLINE / LIVE 

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?

  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
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Data e Horário

Esta formação, com a duração de 8 horas, funcionará nos seguintes dias:

18 e 25 de Julho de 2025
18:30 – 22:30

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Preço

O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:

  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO

 

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Ficha de Inscrição




    O valor da inscrição é de € + IVA (23%), valor total de € pagável ao CENERTEC até à data de realização da Formação e inclui: Acesso à Plataforma E-Learning, Acesso à Documentação de Apoio e Certificado SIGO.

    Dados para pagamento:
    Banco Santander Totta | Titular: CENERTEC - CENTRO ENERGIA E TECNOLOGIA LDA
    IBAN: PT50 0018 2101 0462 6115 0207 7 | BIC: TOTAPTPL
    Por favor, indicar nome Empresa / Participante ou n.º da fatura quando efetuar a transferência.







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