Gestão de Conflitos

Novo
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 1 e 2 de Abril de 2025
220
Introdução

No mundo dinâmico e interconectado de hoje, os conflitos são inevitáveis, seja no ambiente de trabalho, nas relações pessoais ou em situações comunitárias. No entanto, eles não precisam de ser negativos. Com as habilidades e estratégias certas, os conflitos podem ser oportunidades para crescimento, inovação e melhoria nas relações. Ao longo deste curso, vamos refletir sobre as  ferramentas necessárias para navegar nos conflitos com confiança e transformar potenciais desacordos em interações positivas e produtivas.

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Objetivos

Objetivos Gerais:

  • Entender a natureza dos conflitos: identificar as diferentes fontes de conflitos e como elas se manifestam em diversas situações.
  • Desenvolver habilidades de comunicação: Explorar técnicas de comunicação eficazes que ajudam na resolução de conflitos.
  • Aplicar estratégias de resolução: Refletir sobre métodos práticos para resolver conflitos de forma construtiva.
  • Identificar ferramentas de promoção de um Ambiente Colaborativo

Objectivos Específicos:

  • Melhoria na Qualidade do relacionamento entre departamentos
  • Promover a escuta ativa e a expressão autêntica,
  • Redução de Conflitos e Aumento da Empatia;
  • Melhoria da Autoestima:
  • Comunicação Mais Clara e Eficaz entre pares
  • Promoção de um Ambiente de Trabalho Harmonioso.
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Programa

Os objetivos gerais de uma boa gestão de conflitos

  • Promover a Comunicação Eficaz
  • Construir Relacionamentos Fortes
  • Maximizar a Produtividade e a Eficiência
  • Garantir um Ambiente de Trabalho Saudável
  • Prevenir Conflitos Futuramente
  • Desenvolver Habilidades de Resolução de Problemas
  • Fomentar a Inovação e a Criatividade

Definição do conceito conflito:

  •  Relação entre as emoções e o conflito
  • Regulação de emoções
  • Transformar o conflito em problema
  • Orientações no relacionamento interpessoal: efeitos positivos e negativos dos conflitos)

Comunicação eficaz:

  • Princípios de comunicação não violenta
  • A empatia, escuta ativa e o feedback
  • Comunicação não verbal e técnicas para melhorar a comunicação e reduzir mal-entendidos
  • Diferentes estilos comunicacionais
  • Assertividade e cooperação
  • Atitudes de comunicação nivelantes e desnivelantes

Análise transacional e o estado do EGO.

Tipos de Conflito

Vantagens e desvantagens dos conflitos

  • Estratégias de Abordagem ao Conflito
  • Sinais e sintomas de conflito
  • Fatores internos e externos
  • Identificar o tipo de conflito

 Modos de lidar com o conflito

  • Formas Básicas de Conflito
  • Frustração e Conflito (baseado na satisfação de necessidades)
  • Intervenção no Conflito
  • 5 Estratégias de abordagem ao conflito
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Destinatários

Todas as pessoas interessadas na melhoria na comunicação interna, fortalecimento das relações de trabalho, e redução de conflitos organizacionais; e na melhoria das suas competências em gestão de equipas, feedback de desempenho, e solução de problemas. Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

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Métodos de Ensino

Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.

Exposição e discussão de temas

  • Casos práticos (adequados a cada tema)
  • Vídeos, Quizzes, Participação nas discussões online (desafios do fórum);
  • Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada Modulo e a sessões online)

Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização

Promoção da melhoria das competências de comunicação de equipa através da partilha de boas práticas.

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Próximas edições

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