Gestão de Conflitos
NovoNo mundo dinâmico e interconectado de hoje, os conflitos são inevitáveis, seja no ambiente de trabalho, nas relações pessoais ou em situações comunitárias. No entanto, eles não precisam de ser negativos. Com as habilidades e estratégias certas, os conflitos podem ser oportunidades para crescimento, inovação e melhoria nas relações. Ao longo deste curso, vamos refletir sobre as ferramentas necessárias para navegar nos conflitos com confiança e transformar potenciais desacordos em interações positivas e produtivas.
TOPOObjetivos Gerais:
- Entender a natureza dos conflitos: identificar as diferentes fontes de conflitos e como elas se manifestam em diversas situações.
- Desenvolver habilidades de comunicação: Explorar técnicas de comunicação eficazes que ajudam na resolução de conflitos.
- Aplicar estratégias de resolução: Refletir sobre métodos práticos para resolver conflitos de forma construtiva.
- Identificar ferramentas de promoção de um Ambiente Colaborativo
Objectivos Específicos:
- Melhoria na Qualidade do relacionamento entre departamentos
- Promover a escuta ativa e a expressão autêntica,
- Redução de Conflitos e Aumento da Empatia;
- Melhoria da Autoestima:
- Comunicação Mais Clara e Eficaz entre pares
- Promoção de um Ambiente de Trabalho Harmonioso.
Os objetivos gerais de uma boa gestão de conflitos
- Promover a Comunicação Eficaz
- Construir Relacionamentos Fortes
- Maximizar a Produtividade e a Eficiência
- Garantir um Ambiente de Trabalho Saudável
- Prevenir Conflitos Futuramente
- Desenvolver Habilidades de Resolução de Problemas
- Fomentar a Inovação e a Criatividade
Definição do conceito conflito:
- Relação entre as emoções e o conflito
- Regulação de emoções
- Transformar o conflito em problema
- Orientações no relacionamento interpessoal: efeitos positivos e negativos dos conflitos)
Comunicação eficaz:
- Princípios de comunicação não violenta
- A empatia, escuta ativa e o feedback
- Comunicação não verbal e técnicas para melhorar a comunicação e reduzir mal-entendidos
- Diferentes estilos comunicacionais
- Assertividade e cooperação
- Atitudes de comunicação nivelantes e desnivelantes
Análise transacional e o estado do EGO.
Tipos de Conflito
Vantagens e desvantagens dos conflitos
- Estratégias de Abordagem ao Conflito
- Sinais e sintomas de conflito
- Fatores internos e externos
- Identificar o tipo de conflito
Modos de lidar com o conflito
- Formas Básicas de Conflito
- Frustração e Conflito (baseado na satisfação de necessidades)
- Intervenção no Conflito
- 5 Estratégias de abordagem ao conflito
Todas as pessoas interessadas na melhoria na comunicação interna, fortalecimento das relações de trabalho, e redução de conflitos organizacionais; e na melhoria das suas competências em gestão de equipas, feedback de desempenho, e solução de problemas. Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
TOPOMetodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
Exposição e discussão de temas
- Casos práticos (adequados a cada tema)
- Vídeos, Quizzes, Participação nas discussões online (desafios do fórum);
- Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada Modulo e a sessões online)
Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
Promoção da melhoria das competências de comunicação de equipa através da partilha de boas práticas.
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