Atendimento e Gestão de Reclamações

8ª Edição
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 15 e 16 de Setembro de 2025
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Introdução

O atendimento na sua forma processual e pessoal exige maturidade passando pelo controlo emocional com o objetivo de comunicar as nossas ideias e necessidades atendendo à interação com clientes externos. Segundo Kotler (2000), o atendimento ao cliente envolve todas as atividades que facilitam aos clientes o acesso às pessoas certas dentro de uma empresa para receberem serviços, respostas e soluções de problemas de maneira rápida e satisfatória. A habilidade de prestar um atendimento baseado nas particularidades que cada cliente revela, uma estratégia de comunicação que tem por base algumas dicas importantes que  favorecem a confiança na imagem organizacional quer no plano individual ou em equipa ao evocamos um atendimento ao cliente mais facilitador.

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Objetivos

No final da ação os participantes em contacto ao publico serão capazes de:

  • Identificar os processos de comunicação, comportamento e atitude que refletem atendimento de qualidade e a sua contribuição para o desenvolvimento da imagem positiva da organização;
  • Adotar uma atitude de qualidade na prestação dos serviços, localizando e utilizando os vetores fundamentais para o incremento de resultados operacionais e o aumento do retorno por cliente;
  • Detetar não conformidades nos serviços prestados e determinar as melhorias a introduzir através da identificação de reclamações e objeções.

Objectivos Específicos:

  • Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir conversas difíceis;
  • Identificar as características dos diferentes estilos comportamentais de comunicação interpessoal;
  • Identificar técnicas de autocontrolo e a autorregulação das emoções para a influencia positiva;
  • Identificar técnicas para lidar com os comportamentos negativos do outro.
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Programa
  • O atendimento processual e pessoal;
  • As atribuições de quem está envolvido no atendimento:
    – Conhecer a organização/produtos e serviços para um bom atendimento;
    – Comprometimento de quem atende com a imagem da organização.
  • Identificar os aspetos positivos e negativos do atendimento:
    – Comunicação interpessoal eficaz e eficiente (atenda ao cérebro reptiliano);
    – Escuta ativa na comunicação;
    – Estilos comunicacionais;
    – Dimensões do comportamento assertivo.
  • Técnicas verbais: Disco riscado, edredão e DEEC, Saber dizer “não” de forma construtiva:
    – Formular pedidos;
    – Dar e receber feedback;
    – Lidar com a crítica;
    – Opiniões positivas: o feedback Sandwich.
  • Componente emocional da assertividade;
  • Gestão de emoções em situações de desacordo:
    – Identificar os fatores desencadeados na satisfação do cliente;
    – Identificação do cliente, atendimento personalizado e fatores de satisfação;
    – Como desenvolver uma estratégia para a fidelização.
  • Reconhecer as 4 necessidades dos clientes e como as satisfazer:
    – Necessidade de ser bem recebido, importante, conforto e compreendido.
  • Compreender as duas componentes de um atendimento de excelência:
    – Processual e pessoal.
  • 3 pontos essenciais p/ a qualidade na prestação de um serviço ao cliente;
  • Identificar a formula da satisfação do cliente e a escala da tangibilidade;
  • Aplicar um plano de ação para a resolução de reclamações e objeções;
  • A importância das técnicas de venda e up selling e cross selling como fator de fidelização do cliente.
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Destinatários
  • Quadros Técnicos, Licenciados e Bacharéis, que desempenhem ou pretendam vir a desempenhar funções na área da Gestão;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
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Métodos de Ensino

Adequados às características do público-alvo:

  • Exposição e discussão de temas:
  • Casos práticos (adequados a cada tema).
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Monitoria
Mulher a sorrir em frente a uma estante de livros, com camisola azul e uma camisa com flores.

Lurdes Viana

Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria, facilitadora e formadora na área comportamental no desenvolvimento de soft skills em atendimento, motivação de equipas, gestão do tempo e organização do trabalho, etc em diversos sectores de atividade.

Formadora comportamental desde 1998. Durante 15 anos (1988/2003) exerceu atividade comercial e consultoria nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente, Ilhas e África com as mais prestigiadas entidades de formação profissional na área dos serviços e integra a equipa de formadores das Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal (Lamego, Lisboa e Porto) e a Escola de Formação Turística de Hoteleira de Ponta Delgada (São Miguel- Açores).

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA Porto, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional  e Higiene e Segurança no Trabalho aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português e pelo Doutoramento em Psicologia Social (Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação.

Desde 2019 é certificada internacionalmente em Lego® Serious Play® pela Rasmussen Consulting – Dinamarca e acredita no uso de jogos sérios para a transferência de conhecimento.

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Local

ONLINE / LIVE 

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?

  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
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Data e Horário

Esta formação, com a duração de 8 horas, funcionará nos seguintes dias:

15 e 16 de Setembro de 2025
09:00 – 13:00

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Preço

O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:

  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO
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Ficha de Inscrição




    O valor da inscrição é de € + IVA (23%), valor total de € pagável ao CENERTEC até à data de realização da Formação e inclui: Acesso à Plataforma E-Learning, Acesso à Documentação de Apoio e Certificado SIGO.

    Dados para pagamento:
    Banco Santander Totta | Titular: CENERTEC - CENTRO ENERGIA E TECNOLOGIA LDA
    IBAN: PT50 0018 2101 0462 6115 0207 7 | BIC: TOTAPTPL
    Por favor, indicar nome Empresa / Participante ou n.º da fatura quando efetuar a transferência.







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