Análise de Dados e Power BI
9ª EdiçãoA folha de cálculo permite elaborar desde simples listas de entidades/itens até cálculo financeiro complexo, através de células referenciadas (por coluna e linha), permitindo a formatação, gráficos e outros auxiliares visuais.
A folha de cálculo é por isso a ferramenta mais utilizada em todo o mundo na gestão de empresas / organizações.
O Excel avançado permite essencialmente realizar duas grandes missões: análise de dados do presente e simulação futura de uma determinada situação. A análise de dados é vital para percebermos onde estamos, e a simulação, para onde vamos. A informação é a base da tomada de decisão nas organizações.
O Power BI vem permitir a aceleração do tratamento e processamento de dados para a análise de dados com Power BI e a produção de relatórios.
A gestão das organizações é sempre realizada por antecipação – fazemos um plano (Orçamento Geral da Empresa) e todos os meses confrontamos a realidade que temos nas mãos com o plano elaborado, com cálculo dos desvios positivos e negativos (missão do controlo de gestão). Os desvios dão origem a planos de correção para assegurar a execução do Plano / Orçamento delineado no último trimestre de cada ano, versando a atividade do ano seguinte.
Por isso é vital saber trabalhar com uma folha de cálculo como Excel, e com Power BI, especialmente em contexto de formação Power BI ou curso de análise de dados com Power BI.
TOPONo fim do Curso de Análise de Dados e Power BI, os Participantes serão capazes de:
- Utilizar devidamente Power BI Desktop;
- Elaborar dashboards e outras ferramentas de gestão;
- Aceder e transformar dados externos de várias origens;
- Relacionar e interligar dados de diferentes tabelas;
- Produzir relatórios dinâmicos e dashboards com “drilldown”;
- Gerir indicadores de desempenho (KPI);
- Realizar análise de dados e análise estatística de dados.
Módulo 1 – Power BI Desktop
– Instalar Power BI Desktop a partir da Microsoft Store;
– Ambiente de trabalho e Visualizações;
– Relatórios e Dashboards;
– Obter dados externos para Power BI – Importar informação;
– Modelo de dados, agrupar tabelas de informação, chaves primárias e secundárias / estrangeiras, criar ligações entre tabelas;
– Transformação e agregação de dados.
Módulo 2 – Tratamento de Dados – Power Query e suas vantagens
– Consolidar várias fontes de informação;
– Limpeza e filtragem de dados;
– Transformação automática de texto, números e datas;
– Colunas calculadas e colunas condicionais;
– Elementos de visualização (gráficos, cartões, medidas, tabelas, …);
– Primeiros exemplos de gráficos: histogramas, “ranking”, resultados globais, … gráficos dinâmicos e integrados, facilidade de geração e capacidade de análise da situação muito superior / incomensuravelmente superior a gráficos de Excel.
Módulo 3 – Relatórios e Dashboards em Power BI
– Gerir conjuntos de dados, relatórios e dashboards em Power BI Desktop;
– Gráficos de coluna e barras;
– Gráficos de linha, áreas e temporal;
– Gráficos combinados (linha e coluna);
– Filtros;
– Formatação condicionada;
– Tabela dinâmica;
– Funções e fórmulas DAX (Data Analysis eXpressions);
– Colunas calculadas;
– Operadores de comparação;
– Fórmulas DAX principais (IF, AND, OR, …);
– Fórmulas de texto, datas,…
– Funções de contagem, calculate, …
– “Dashboard”.
- Gestores, Empresários, Directores de Departamentos / Funções, Quadros Médios e Superiores de Empresas;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Jorge Soares Pinto
É Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Especialização em Sistemas Digitais e Computadores. Tem um MBA em Gestão de Empresas e Marketing pela Open Univ. (UK). Trabalhou na IBM como director técnico, director marketing e director comercial. Foi director do escritório do Porto da Compaq. Foi director de Sistemas de Informação de Gestão do Grupo Amorim, onde liderou projectos à escala nacional e internacional de Sistemas de Informação, Telecomunicações, coordenação comercial e de logística integrada. Foi Manager na Deloitte & Touche, a maior empresa de consultoria de gestão de empresas à escala mundial. É consultor independente de Gestão de empresas, Organização e Sistemas de Informação de Gestão junto de PMEs desde 2002. Foi membro de vários Conselhos de Administração de empresas. É docente universitário desde 1991, leccionando Sistemas de Informação de Gestão, Estratégia, Marketing Internacional e Logística Integrada. Leccionou na Universidade Portucalense, EGP (Escola de Gestão do Porto), IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing), ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto) e Universidade de Aveiro. É formador em áreas como Gestão de Projectos, Estratégia, Marketing, Coordenação e Gestão Comercial, Benchmarking, Balanced Scorecard, Logística e Gestão de Stock. 30 anos de experiência profissional.
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
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- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 16 horas, funcionará nos seguintes dias:
16, 18, 23 e 25 de Setembro de 2025
09:00 – 13:00
O valor da inscrição é de 390.00 € + IVA (23%), valor total de 479.70 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO
