Auditorias de Manutenção – Aumentar resultados e Diminuir Custos
NovoOs objetivos das Auditorias de Manutenção serão medir o estado atual, focando a redução do custo operacional da Manutenção, aumento da fiabilidade da instalação, equipamentos e processo, enquanto se diminuem os inventários relacionados com a Manutenção, incluindo o armazém de peças de reserva.
A Manutenção, além disso, apoia os esforços de Engenharia e da Produção em aumentar os resultados e diminuir os custos operacionais.
Foco – Orientadores de valor na Auditoria de Manutenção e risco associado.
Para utilizarmos os bens imobilizados de uma maneira competitiva, devemos:
- Medir o estado (utilizar indicadores)
- Estabelecer comparações.
- Diagnosticar (análise de pontos fortes e fracos).
- Identificar objetivos e definir metas a alcançar
- Planear ações de melhoria
- Medir continuamente os resultados das modificações ao longo do tempo.
- Decidir estrategicamente e analisar o risco de : Porquê? Para Quem ? Para Quê ? Com Quem ? Como ?
Utilização de indicadores de desempenho (de acordo com Norma Europeia EN 15241:2007 (E), e NP EN 13306 Terminologia de Manutenção).
TOPOGerais
- Análise do estado e performance do Departamento de Manutenção
- Repensar a manutenção como uma verdadeira alavanca de eficácia do negócio
Específicos
No final do curso, os formandos serão capazes de:
Medir o desempenho da manutenção, sob a influência de diversos fatores, tais como económicos, técnicos e organizacionais. Estes indicadores servem para avaliação e melhoria da eficiência e eficácia de forma a se atingir a excelência da manutenção dos bens imobilizados, decidindo por várias decisões estratégicas.
TOPO- Analise das Práticas de Manutenção.
- Indicadores de Manutenção em uso.
- Indicador OEE – Cálculo e sua importância na melhoria continua.
- Rácios e Indicadores de Manutenção & Produtividade.
- Aumento da eficiência do custo de Manutenção.
- Analise de Fiabilidade & Activos. Contratos de Manutenção em vigor.
- Sistemas de Manutenção, Monitorização, Auditorias, Análise de Risco
- Resumo – situação atual e que caminho e estratégia a seguir
Todos os Responsáveis que de algum modo se relacionem com a área da Gestão de Ativos de Manutenção e procurem adquirir conhecimentos necessários à realização da Certificação e Excelência da Manutenção.
Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
TOPOMétodos predominantemente ativos, com a realização de exercícios práticos e de aplicação com recurso a trabalho individual e colaborativo.
Promoção da melhoria das competências de liderança através da partilha de boas práticas.

Nelson Mendonça
Delegado Comercial da Empresa de Exportação/Importação BASKEXPORT – ENGENHARIA (1981-82); Inspector de Equipamento Estático e Dinâmico da Empresa PETROGAL – Fábrica de Aromáticos (1983-90); Responsável por Métodos de Manutenção Preventiva da Empresa PETROGAL – Fábrica de Aromáticos (1983-90); Responsável por Laboratório de Ensaios não Destrutivos PETROGAL – Fábrica de Aromáticos (1983-90); Responsável por Planeamento de Inspecções Periódicas PETROGAL – Fábrica de Aromáticos (1983-90); Responsável por Supervisão de Empreitadas de Manutenção PETROGAL – Fábrica de Aromáticos (1983-90); Responsável por Planeamento de Paragens Programadas PETROGAL – Fábrica de Aromáticos (1983-90); Colaboração nas Empresas Policlima e Francisco Mourão em Projectos e instalação de ar condicionado, aquecimento e ventilação (1990-91); Chefe de Serviços de Aprovisionamentos e Planeamento da Divisão de Máquinas Eléctricas da Empresa SEPSA (1990-93); Responsável pelo Departamento de Planeamento Central, Aprovisionamentos / Subcontratos / Armazéns e Responsável pelo Projecto “Supply Management” na Asea Brown Boveri, S.A. (1993-2000); Site Manager Contrato Outsourcing de Manutenção na Portucel – Centro Fabril de Cacia (2000-2001); Site Manager Contrato de Outsourcing de Manutenção na Petrogal – Refinaria do Porto (2001-2002); Site Manager Contrato de Outsourcing de Manutenção na DanCake– Povoa de S. Iria (2006-2007); Site Manager Contrato de Outsourcing de Manutenção de Motores na Continental Mabor, Lousado (2010-2016); Responsável pelo Departamento de Alternadores e Motores da ABB (Asea Brown Boveri), S.A. – Unidade Central de Manutenção ( desde 2002 a 2016 ); Responsável pelo Departamento de Engenharia “Full Service Back Office” e “Field Service” e “ Auditorias e Consultoria de Manutenção ( projectos elaborados em Clientes de Portugal, Espanha, Polónia , Estónia, França, Finlândia (desde Jan. 2004). Especialista em Auditorias e Contratos de Manutenção e director de serviços de Contratos de Manutenção e Máquinas Rotativas da Empresa ABB (Asea Brown Boveri, S.A.) 2010 – 2016. Grupo 4 Eng. SACAZ , 2017/8, como responsável de Direcção de Operações de Serviços e Contratos de Manutenção. Actualmente – Grupo MAINTPHI, como responsável da Direcção de Vendas, Consultoria e Contratos de Manutenção. Membro da Comissão Técnica da A.P.M.I.- Participante da elaboração de Normas Europeias de Manutenção. Participante no Congresso Anual de Manutenção da A.P.M.I. Colaborador de CENERTEC ( 2009, 2011, 2012, 2016, 2017, 2018 )
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
- Fazer inscrição nesta página
- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 8 horas, funcionará nos seguintes dias:
17 e 21 de Outubro de 2025
09:00 – 13:00
O valor da inscrição é de 220,00 € + IVA (23%), valor total de 270,60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO
