Gestão de Ocorrências e Gestão de Reclamações
NovoO curso Gestão de Ocorrências e Gestão de Reclamações pretende dotar os formandos de conhecimentos para implementar procedimentos, registos e métodos de análise de casos de não-conformidades e reclamações interna na empresa/organização. Além o curso permitirá orientar os formandos da legislação aplicável à gestão do Livro de Reclamações, incluindo o Livro de Reclamações On-Line.
TOPOGerais
- Conhecer e Determinar métodos de gestão de ocorrências dentro da empresa/organização;
- Conhecer a Legislação Aplicável à Gestão do Livro de Reclamações;
Específicos
No final do curso, os formandos serão capazes de:
- Determinar o controlo e registo sequencial de ocorrências;
- Criar um modelo de registo de ocorrências interno;
- Elaborar um procedimento/instrução de trabalho de gestão de ocorrências aplicável à realidade da empresa;
- Conhecer os requisitos legais aplicáveis ao livro de reclamações;
- Conhecer, divulgar e implementar a gestão do livro de reclamações on-line;
- Informar o público/clientes assertivamente sobre esta matéria.
Parte I (4h):
- Boas práticas na gestão de ocorrências – método gestão da melhoria;
- Tipologias de ocorrências com possibilidade de caracterização e questões a investigar e registar;
- Definição de fluxos de informação e decisão;
- Registo sequencial de ocorrências;
- Validação, realização da análise de causas e acompanhamento da ocorrência;
- Colaboração na informação;
Parte II (4h)
- Definição e atribuição de ações de correção, corretivas e de melhoria;
- Avaliação de eficácia das ações implementadas;
- Disponibilidade de relatórios agregados da ocorrência e ações.
- Livro de Reclamações e respetiva regulamentação – DL n. º74/2017, de 15 de setembro;
- Casos práticos na gestão de ocorrências internas e na gestão de reclamações do Livro de Reclamações.
- Quadros Médios e Superiores das organizações;
- Outros colaboradores/as com participação ativa na gestão de ocorrências e reclamações
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- Expositivo, Ativo e Interativo com recurso a Multimédia.
- Análise de caso práticos.
- Exposição e discussão de temas.
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