Gestão de Conflitos
NovoNo mundo dinâmico e interconectado de hoje, os conflitos são inevitáveis, seja no ambiente de trabalho, nas relações pessoais ou em situações comunitárias. No entanto, eles não precisam de ser negativos. Com as habilidades e estratégias certas, os conflitos podem ser oportunidades para crescimento, inovação e melhoria nas relações. Ao longo deste curso, vamos refletir sobre as ferramentas necessárias para navegar nos conflitos com confiança e transformar potenciais desacordos em interações positivas e produtivas.
TOPOObjetivos Gerais:
- Entender a natureza dos conflitos: identificar as diferentes fontes de conflitos e como elas se manifestam em diversas situações.
 - Desenvolver habilidades de comunicação: Explorar técnicas de comunicação eficazes que ajudam na resolução de conflitos.
 - Aplicar estratégias de resolução: Refletir sobre métodos práticos para resolver conflitos de forma construtiva.
 - Identificar ferramentas de promoção de um Ambiente Colaborativo
 
Objectivos Específicos:
- Melhoria na Qualidade do relacionamento entre departamentos
 - Promover a escuta ativa e a expressão autêntica,
 - Redução de Conflitos e Aumento da Empatia;
 - Melhoria da Autoestima:
 - Comunicação Mais Clara e Eficaz entre pares
 - Promoção de um Ambiente de Trabalho Harmonioso.
 
Os objetivos gerais de uma boa gestão de conflitos
- Promover a Comunicação Eficaz
 - Construir Relacionamentos Fortes
 - Maximizar a Produtividade e a Eficiência
 - Garantir um Ambiente de Trabalho Saudável
 - Prevenir Conflitos Futuramente
 - Desenvolver Habilidades de Resolução de Problemas
 - Fomentar a Inovação e a Criatividade
 
Definição do conceito conflito:
- Relação entre as emoções e o conflito
 - Regulação de emoções
 - Transformar o conflito em problema
 - Orientações no relacionamento interpessoal: efeitos positivos e negativos dos conflitos)
 
Comunicação eficaz:
- Princípios de comunicação não violenta
 - A empatia, escuta ativa e o feedback
 - Comunicação não verbal e técnicas para melhorar a comunicação e reduzir mal-entendidos
 - Diferentes estilos comunicacionais
 - Assertividade e cooperação
 - Atitudes de comunicação nivelantes e desnivelantes
 
Análise transacional e o estado do EGO.
Tipos de Conflito
Vantagens e desvantagens dos conflitos
- Estratégias de Abordagem ao Conflito
 - Sinais e sintomas de conflito
 - Fatores internos e externos
 - Identificar o tipo de conflito
 
Modos de lidar com o conflito
- Formas Básicas de Conflito
 - Frustração e Conflito (baseado na satisfação de necessidades)
 - Intervenção no Conflito
 - 5 Estratégias de abordagem ao conflito
 
Todas as pessoas interessadas na melhoria na comunicação interna, fortalecimento das relações de trabalho, e redução de conflitos organizacionais; e na melhoria das suas competências em gestão de equipas, feedback de desempenho, e solução de problemas. Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
TOPOMetodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
Exposição e discussão de temas
- Casos práticos (adequados a cada tema)
 - Vídeos, Quizzes, Participação nas discussões online (desafios do fórum);
 - Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada Modulo e a sessões online)
 
Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
Promoção da melhoria das competências de comunicação de equipa através da partilha de boas práticas.
TOPOSeja notificado sempre que houver uma nova edição.
			
		
		
				