Introdução
Com os stocks a representar uma fatia muito significativa do capital investido de uma empresa, a sua eficiente gestão é vital para a sustentabilidade das empresas, pois caso surja uma acumulação de stocks, a empresa pode ver comprometida a sua liquidez. A existência de stock é no entanto estratégica para as empresas de forma a garantir o serviço ao cliente, pelo que, o objetivo não é o de Zero Stock, mas sim manter o nível ideal (eficiente) de stock.
A existência de stock, seja muito ou pouco, implica obrigatoriamente a sua armazenagem e movimentação pelo que, mesmo a mais eficiente gestão de stocks obriga à gestão de armazéns.
A gestão do armazém está diretamente ligada à cadeia de valor, desde a receção de materiais e componentes à transferência de produtos acabados para os clientes finais, passando pelo abastecimento à produção. Com a crescente utilização de serviços externos de suporte à produção, o armazém passa também a ter um papel adicional de plataforma de ligação com esses mesmos subcontratados. A gestão de armazéns deverá ter em conta aspetos como a mão-de-obra, o espaço e a sua maximização e a movimentação dos materiais.
A atual dispersão mundial dos fornecedores que obriga a maior stock de segurança versus maior exigência e volatilidade dos clientes que transformam os stocks em “risco”fazem da gestão dos armazéns um dos pilares da logística, com crescente necessidade de reabastecimentos rápidos, constante racionalização e, consequente diminuição.
A existência de stock, seja muito ou pouco, implica obrigatoriamente a sua armazenagem e movimentação pelo que, mesmo a mais eficiente gestão de stocks obriga à gestão de armazéns.
A gestão do armazém está diretamente ligada à cadeia de valor, desde a receção de materiais e componentes à transferência de produtos acabados para os clientes finais, passando pelo abastecimento à produção. Com a crescente utilização de serviços externos de suporte à produção, o armazém passa também a ter um papel adicional de plataforma de ligação com esses mesmos subcontratados. A gestão de armazéns deverá ter em conta aspetos como a mão-de-obra, o espaço e a sua maximização e a movimentação dos materiais.
A atual dispersão mundial dos fornecedores que obriga a maior stock de segurança versus maior exigência e volatilidade dos clientes que transformam os stocks em “risco”fazem da gestão dos armazéns um dos pilares da logística, com crescente necessidade de reabastecimentos rápidos, constante racionalização e, consequente diminuição.
Objetivos
No final da Formação, os Participantes serão capazes de:
- Compreender a relação entre Satisfação do Cliente e Capital imobilizado, e necessidade da existência de stocks;
- Diagnosticar, classificar e gerir os stocks, nas suas componentes física, administrativa e económica;
- Catalogar os diferentes tipos de stock bem como atribuir diferentes tipos de gestão a cada um deles, criando modelos ou parâmetros para a otimização dos níveis de stock;
- Definir o melhor método de compra/aprovisionamento para cada tipo de material, de acordo com o seu valor, criticidade ou fiabilidade de fornecedores;
- Decidir uma Gestão de Stocks, que permita garantir o cumprimento dos Níveis de Serviço exigidos com um Nível Mínimo de Inventário por forma a reduzir custos;
- Identificar a principais tecnologias ao serviço da gestão de stocks;
- Definir os layouts e equipamentos de armazenagem e movimentação mais adequados a cada empresa;
- Conhecer os diversos procedimentos associados ao processo de armazém: Recepção/Expedição, packing, inventário, picking, etc
Programa
1. Introdução e Modelos de Gestão de Stocks
- Custos relacionados com stock e conflitos na gestão dos mesmos;
- Análise ABC para classificação de diferentes tipos e importâncias de stocks e determinação de diferentes tipos de gestão;
- Aprovisionamento:
- Necessidades dependentes e independentes;
- Combinações quantidade/data, fixa/variável;
- Tipos de reaprovisionamento;
- Lote económico. - Tecnologia MRP;
- Kanban e Pull-Flow.
2. Estratégias de Colaboração e Planeamento Integrado
- VMI – Vendor Management Inventory;
- Consignação;
- Push vs Pull;
- Outras estratégias de colaboração: CRP, SOB, JIT;
- Bullwhipe (efeito chicote):
- Trabalho/jogo de grupo para demonstrar o efeito;
- Soluções. - Determinação de níveis de stock e stocks de segurança;
- Impacto do comportamento de fornecedores e comunicação interna no volume de stock;
- Planeamento Estratégico, Tático e Operacional.
3. Gestão de Inventários
- Diferença entre Inventário, stock, unidade;
- Tipos de inventário;
- Métodos para realizar inventários;
- Redução de stocks / análise de stocks;
- Quebras e desvios de stock.
4. Função Armazém
- Funções e princípios básicos do armazém/armazenamento:
- Receção;
- Armazenagem;
- Picking e preparação de encomendas, internas ou externas;
- Expedição. - Tipos de armazéns; Implantação e layout:
- Materiais especiais ou perigosos. - Equipamentos de movimentação/armazenagem:
- Eficiência do espaço e produtividade dos movimentos. - Tecnologias de informação/localização;
- Unidade de carga e movimentação;
- 5S nos armazéns;
- Indicadores de gestão.
Interessa a
- Licenciados, Bacharéis e Técnicos, em qualquer área da Logística, Supply Chain, Armazéns ou Gestão de Operações;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de ensino
- Exposição e apresentação das temáticas utilizando meios áudio visuais;
- Análise de casos e experiências, resultantes da partilha entre Formador e Participantes;
- Exercícios práticos, jogos e case studies.
Monitoria
Nuno França, Eng.
Desenvolveu a sua carreira em operações, nomeadamente em logística e cadeia de abastecimento, com mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais e com presença global. Licenciado em Engª Mecânica pela FEUP (1997). Com provas dadas em soluções de redução de custos, performance em ambientes exigentes e competitivos, e focus na melhoria de processos e nível de serviço. EMBA pela PBS (2009). Diretor de logística da Revigrés (2007- atualidade). Diretor de Logística e responsável pelo arranque do negócio Logística em Portugal da empresa Willi Betz (2003-2007). Responsável de logística e serviço ao cliente na Bosch Termotecnologia (2000-2003). Responsável de logística na Vista Alegre (1998-2000). Formador de vários módulos de logística e supply chain, participação na atualização e adaptação dos manuais de apoio na APLOG.
Local
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
- Fazer inscrição nesta página
- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Data e horário
Esta formação, com a duração de 16 horas, funcionará nos seguintes dias:
14, 15, 21 e 22 de Maio de 2024
18:30 - 22:30 | Pausa: 20:30 - 21:00
14, 15, 21 e 22 de Maio de 2024
18:30 - 22:30 | Pausa: 20:30 - 21:00
Preço
O valor da inscrição é de 390.00 € + IVA (23%) valor total de 479.70 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO