Seminários Saber Mais

Planeamento e Orquestração Operacional

João Mortágua, Eng. (Clique para ver CV)
Introdução

A capacidade de criar previsibilidade, planear e consequentemente orquestrar é chave para a optimização operacional de uma empresa. Num mercado tão competitivo com o e-commerce, e com tamanha variabilidade gerada por um market place extremamente competitivo, foi necessário implementar processos robustos para criar previsibilidade operacional, permitindo escalar quando temos picos e reduzir quando chegamos aos vales.
Esta capacidade de criar previsibilidade dentro das empresas, permite por um lado identificar pain-points e implementar rotinas para os minimizar e por outro identificar potenciais ganhos e maximiza-los.
Este seminário visa abordar um case-study dentro de um mercado dinâmico, com caracteristicas que levariam a pressupor que não seria possivel criar essa previsibilidade. E onde através de rotinas de colaboração e implementação de metodologias de forecast avançadas, foi possível criar visibilidade e desta forma pôr em prática de uma forma constante reuniões de planeamento e orquestração numa área operacional com mais de 800 colaboradores.

Objectivos

No final do Seminário os Formandos deverão ser capazes de:

  • Apreender o conceito geral de forecasting e como o aplicar
  • Apreender o conceito geral de S&OP (Sales and operations planning) e os seus beneficios
  • Perceber a importância da implementação de processos de S&OP
  • Aplicar processos de S&OP com objectivos de permitir a orquestração operacional
Programa
  • Técnicas de forecasting
  • Ferramentas de forecasting
  • De forecast a S&OP
  • Benefícios de S&OP dentro das organizações
  • Guia Step-by-step como construir rotinas de S&OP
  • Matriz RAPID e como a aplicar
  • Exemplos de medidas de sucesso
  • Case-Study (Farfetch)

Deseja saber mais informação sobre esta especialização?

    Política de Privacidade