Seminários Saber Mais
Gestão do Ciclo de Vida do Produto
Nelson Silveira, Eng. (Clique para ver CV)Introdução
A abordagem atual da gestão do ciclo de vida de um produto tem ganho um papel fundamental na competitividade das empresas, por um lado devido aos curtos ciclos de vida dos produtos, e por outro pelo fator de diferenciação e posicionamento do produto num mercado cada vez mais global e competitivo. As fases do ciclo de vida de um produto Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio serão alvo de análise e discussão, assim como a fase preliminar de conceção e desenvolvimento onde todo o processo criativo e organizativo começa. Num tempo em que se fala constantemente de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) e onde metodologias como Lean ou SixSigma se direcionaram a montante (upstream) para melhorar resultados, torna-se fácil o verificar da importância da fase inicial de conceção do produto.
Objetivos
No final do Seminário os Formandos deverão ser capazes de:
- Apreender o conceito geral de PLM e a sua importância no contexto atual
- Perceber a importância do contributo nas equipas multidisciplinares
- Ser capaz de usar algumas ferramentas informáticas potenciadoras da produtividade
- Reconhecer as principais ferramentas e identificar as principais metodologias
Programa
- PLM as Backbone to Industry 4.0
- Product Data Management (PDM) e Ferramentas (CAx)
- Design for Manufacture and Assembly (DFMA)
- Lean Product and Process Development (LPPD)
- Design For Six Sigma (DFSS)
- Engineer To Order (ETO) and Concurrent Engineering(CE)
- New Product Development and Introduction (NPDI)
- Product Design (Bottom up Vs Top down)
- Produtividade Pessoal, Produtividade das Equipas e Excelência das Organizações
- Equipas Multidisciplinares e conceito Boundarylessness
- Plataformas de colaboração online e cloud computing
- Visual Thinking and Design Thinking