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Gestão de Operações Industriais

Nuno França, Eng. (Clique para ver CV)
Introdução

A Gestão de Operações tem como responsabilidade a gestão dos processos (atividades) que produzem os produtos ou serviços que uma empresa disponibiliza ao mercado. Sem quaisquer dúvidas, que é uma das funções nucleares de qualquer empresa, independentemente do seu ramo de atividade. Nem todas as empresas dispõem de um departamento chamado operações, mas todas terão operações/atividades/processos, em que as decisões a tomar serão semelhantes e dizem respeito à forma como produzem produtos ou serviços, nomeadamente no que diz respeito ao planeamento das atividades, utilização eficaz dos recursos e à seleção dos indicadores a utilizar na monitorização da performance organizacional.

O gestor de operações é um elemento preponderante em qualquer sistema de gestão de qualquer empresa. À sua equipa caberá a responsabilidade última pela criação de valor ou seja a produção dos produtos ou serviços. O campo de atuação de um gestor de operações engloba o planeamento, organização, coordenação, monitorização e controlo, assumindo uma preponderância fundamental no sucesso duradoiro das empresas.

Objetivos

No final do Módulo, os Formandos serão capazes de:

  • Compreender o papel da “moderna” Gestão de Operações numa empresa
  • Formular uma estratégia de operações de acordo com a orientação da empresa
  • Estar familiarizado com os conceitos da “moderna” Gestão de operações
  • Compreender a dinâmica do sistema MRP e a sua integração num ERP (gestão integrada)
  • Selecionar e implementar indicadores de performance (KPI) de acordo com a especificidade da atividade/operação/empresa.
  • Compreender e implementar o pensamento “lean” de acordo com a especificidade da atividade/operação/empresa
Programa
  1. Gestão de operações (Introdução e conceitos)
    • O que é a gestão de operações?
    • Componentes da Gestão de operações
    • Âmbito da função Gestor de operações
    • Enquadramento da função “Gestor de operações” numa organização.
    • Exemplos de sistemas de operações
    • Objetivos da gestão de operações
  2. Estratégia das Operações
    • Fatores de competitividade
    • Perspetivas na formulação da Estratégia de operações
    • Conceitos: Visão estratégica, missão, estratégia, tática,..
    • Fases da estratégia de operações
    • Medição da “Performance”
    • Exercício prático: Visão/Missão/Objetivos
    • Ciclo de vida dos produtos
    • Estratégias de fabrico
  3. Planeamento e controlo de operações
    • Conceitos (Lead time, lote size, WIP, SS, BOM, MPS, MRP, ERP, CRP, Qee, Forecast, kanban, pull-flow, BTS..)
    • Planeamento longo prazo (planeamento agregado, plano mestre (MPS), BOM)
    • Planeamento médio prazo (MRP)
    • Planeamento curto prazo (programação, escalonamento
    • Alternativas ao modelo MRP (JIT, WLC, OPT)
    • Controlo de Produção
    • ERP – Abordagem integrada
  4. Avaliação de desempenho
    • Medir para gerir
    • O porquê de avaliar o desempenho
    • Agentes envolvidos
    • Objetivos e medida (EVA ,BSC e EFQM)
    • KPI´S (diretos e relativos)
    • Produtividade, disponibilidade equipamentos, OEE, qualidade, BTS…
  5. Pensamento lean na gestão de operações
    • As 7 formas de desperdício (Muda)
    • Princípios base do pensamento lean na gestão de operações
    • Breve introdução de conceitos – 5S, TPM, SMED´s, células de trabalho, Gestão da qualidade, VSM, Mura, Muri,..
    • Sistema Kanban / Pull flow
    • Como implementar o pensamento lean na gestão de operações, condições de sucesso, dificuldades

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