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Gestão de Operações Industriais
Nuno França, Eng. (Clique para ver CV)Introdução
A Gestão de Operações tem como responsabilidade a gestão dos processos (atividades) que produzem os produtos ou serviços que uma empresa disponibiliza ao mercado. Sem quaisquer dúvidas, que é uma das funções nucleares de qualquer empresa, independentemente do seu ramo de atividade. Nem todas as empresas dispõem de um departamento chamado operações, mas todas terão operações/atividades/processos, em que as decisões a tomar serão semelhantes e dizem respeito à forma como produzem produtos ou serviços, nomeadamente no que diz respeito ao planeamento das atividades, utilização eficaz dos recursos e à seleção dos indicadores a utilizar na monitorização da performance organizacional.
O gestor de operações é um elemento preponderante em qualquer sistema de gestão de qualquer empresa. À sua equipa caberá a responsabilidade última pela criação de valor ou seja a produção dos produtos ou serviços. O campo de atuação de um gestor de operações engloba o planeamento, organização, coordenação, monitorização e controlo, assumindo uma preponderância fundamental no sucesso duradoiro das empresas.
Objetivos
No final do Módulo, os Formandos serão capazes de:
- Compreender o papel da “moderna” Gestão de Operações numa empresa
- Formular uma estratégia de operações de acordo com a orientação da empresa
- Estar familiarizado com os conceitos da “moderna” Gestão de operações
- Compreender a dinâmica do sistema MRP e a sua integração num ERP (gestão integrada)
- Selecionar e implementar indicadores de performance (KPI) de acordo com a especificidade da atividade/operação/empresa.
- Compreender e implementar o pensamento “lean” de acordo com a especificidade da atividade/operação/empresa
Programa
- Gestão de operações (Introdução e conceitos)
- O que é a gestão de operações?
- Componentes da Gestão de operações
- Âmbito da função Gestor de operações
- Enquadramento da função “Gestor de operações” numa organização.
- Exemplos de sistemas de operações
- Objetivos da gestão de operações
- Estratégia das Operações
- Fatores de competitividade
- Perspetivas na formulação da Estratégia de operações
- Conceitos: Visão estratégica, missão, estratégia, tática,..
- Fases da estratégia de operações
- Medição da “Performance”
- Exercício prático: Visão/Missão/Objetivos
- Ciclo de vida dos produtos
- Estratégias de fabrico
- Planeamento e controlo de operações
- Conceitos (Lead time, lote size, WIP, SS, BOM, MPS, MRP, ERP, CRP, Qee, Forecast, kanban, pull-flow, BTS..)
- Planeamento longo prazo (planeamento agregado, plano mestre (MPS), BOM)
- Planeamento médio prazo (MRP)
- Planeamento curto prazo (programação, escalonamento
- Alternativas ao modelo MRP (JIT, WLC, OPT)
- Controlo de Produção
- ERP – Abordagem integrada
- Avaliação de desempenho
- Medir para gerir
- O porquê de avaliar o desempenho
- Agentes envolvidos
- Objetivos e medida (EVA ,BSC e EFQM)
- KPI´S (diretos e relativos)
- Produtividade, disponibilidade equipamentos, OEE, qualidade, BTS…
- Pensamento lean na gestão de operações
- As 7 formas de desperdício (Muda)
- Princípios base do pensamento lean na gestão de operações
- Breve introdução de conceitos – 5S, TPM, SMED´s, células de trabalho, Gestão da qualidade, VSM, Mura, Muri,..
- Sistema Kanban / Pull flow
- Como implementar o pensamento lean na gestão de operações, condições de sucesso, dificuldades