Apresentação

O Curso de Pós-graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais (PG-GOSI), Coordenado pelo Prof. Doutor Albino Reis, destina-se a profissionais ligados à Indústria e aos Serviços que desempenhem funções nas áreas de gestão industrial, engenharia, planeamento e controlo da produção e operações, logística e supply chain management.

A PG-GOSI é ministrada por Formadores ligados ao mundo empresarial e académico, que conseguiram aliar uma sólida formação académica à experiência do saber-fazer, apoiando as suas intervenções em casos práticos e levando os Formandos a descobrir oportunidades de melhoria das suas funções. Os nossos Formadores ensinam o que praticam e praticam o que ensinam. O seu saber não é apenas livresco. É também prático! Têm obra feita!

Com uma duração de 270 horas, distribuídas por 12 Disciplinas e 12 Seminários, a PG-GOSI procura transferir aos seus Participantes conhecimento e boas práticas de gestão empresarial em domínios tão actuais como a filosofia lean thinking, gestão de operações, logística industrial, gestão de energia, custeio industrial e gestão de projectos. Como complemento à formação em sala, o programa da PG-GOSI contempla ainda a realização de um Projecto Final (a realizar em ambiente empresarial, com a duração de 12 semanas, e que culmina com a apresentação de uma monografia) e 12 Visitas a Empresas.

A gestão de operações é um dos mais proeminentes ramos de gestão ao chamar a si os temas que mais têm evoluído nas últimas duas décadas. A gestão de operações integra diferentes áreas de influência de uma Empresa e a forma como gerimos as operações reflecte-se no desempenho operacional e financeiro da actividade empresarial.

A excelência operacional alcança-se recorrendo a práticas de gestão orientadas à criação de valor, à optimização de recursos assentes numa abordagem global e sustentada. A combinação das modernas práticas de gestão de operações com o conhecimento e a experiência acumulada na gestão de sistemas industriais e de serviços permitirá às Empresas alcançar níveis de desempenho de classe mundial.