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Liderança, Motivação e Gestão de Equipas

Liderança, Motivação e Gestão de Equipas

32ª Edição
Gestão
26 e 27 de Julho de 2024

Introdução

A arte de influenciar grupos, equipas e indivíduos a concretizarem tarefas com empenho e eficiência tem um nome: Liderança. O tema tem sido ao longo de décadas motivo de reflexão dentro das organizações e atualmente com enfâse na melhoria da qualidade, diminuição dos custos e aumento da produtividade. As atitudes orientadas para a valorização e realização das pessoas no posto de trabalho fazem eco em estratégias de motivação a agregação de valor nos produtos e serviços que cada colaborador realiza individualmente ou no seio de uma equipa.

Objetivos

No final do Curso, os Participantes serão capazes de:
  • Desenvolver estratégias de comunicação influente eficiente e eficaz;
  • Identificar as competências e a autonomia das pessoas e equipas;
  • Identificar métodos e técnicas que criem condições que facilitam a motivação;
  • Identificar comportamentos que incrementem a eficiência das equipas e das chefias.

Programa

1. Comunicar eficazmente em equipa e individualmente
  • Identificar posturas positivas e construtivas
  • Praticar a escuta ativa.
  • Utilizar o estilo de comportamento mais influente para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos
  • Praticar a gestão da emoção e prevenir desacordos

2. Elementos de motivação
  • Identificar elementos de motivação que liguem a motivação ao desempenho e à natureza humana
  • Criar um ambiente de trabalho motivador e promova o divertimento no trabalho
  • Análise de valor e o poder das sugestões.
  • Identificar fatores facilitadores da motivação e ataque os desmotivadores
  • Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos.

3. Liderança de pessoas e trabalho em equipa
  • Inspirar o trabalho de equipa motivado
  • Utilizar as entrevistas e reuniões para mobilizar as equipas.
  • Missão, desafios, valores e cultura da organização.
  • Liderar pelo exemplo.
  • Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
  • Elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria.
  • Partilhar boas práticas versus práticas a evitar.

4. Elaborar um plano de ação das melhorias a pôr em prática
  • Identificar prioridades de mudança relativamente aos objetivos.
  • Reforçar a sua influência sobre o contexto envolvente.
  • Elaborar o seu plano de ação.

Interessa a

  • Todas as pessoas envolvidas em processos de coordenação de indivíduos e que necessitem de melhorar as suas soft skills na interação com clientes internos e potenciando a sua capacidade de influencia e consecução de interesses e resultados organizacionais. 
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

  • Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
  • Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
  • Promoção da melhoria das competências de liderança de equipa através da partilha de boas práticas.
 
Esta Formação constitui uma Disciplina da 15ª edição da nossa Especialização em Gestão de Operações e Serviços Industriais. Assim, se decidir frequentá-la, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações. Pode ver mais informação sobre este especialização aqui.

Monitoria

Lurdes Viana Dra.
Lurdes Viana Dra.
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills em atendimento, motivação de equipas, organização e gestão do tempo entre outras presencialmente e em modo remoto.
Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Como freelancer colabora há mais de 30 anos a nível do continente e Ilhas e St Tomé e Príncipe com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria.
Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho (ISLA Porto) em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional (Univ. Lusíada Porto) e Especialização em Higiene e Segurança no Trabalho pelo Inst. Estudos Sup. Financeiros e Fiscais (Porto) aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto do comportamento não-produtivo do trabalhador no tecido industrial português.
Pelo Doutoramento em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exerceu investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME's portuguesas nomeadamente o ROI da formação. Em 2018  certificou-se na metodologia LEGO Serious Play  pela Rasmussen Consulting – Dinamarca porque acredita na transferência de conhecimento através de Jogos sérios.

Local

ONLINE / LIVE 

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

Data e horário

Esta formação, com a duração de 8 horas, funcionará nos seguintes dias:

26 e 27 de Julho de 2024
Sessão 1: 18:30 - 22:30 | Pausa: 20:30 - 21:00
Sessão 2: 09:00 - 13:00 | Pausa: 11:00 - 11:30

Preço

O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO
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Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
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