Introdução
Em muitas atividades as margens comerciais têm vindo a decrescer por efeito da perda de valor do mercado e da globalização. Neste cenário as empresas ajustam os seus processos para racionalização de encargos e actuam do lado dos fornecedores para minimizar valor de compras.
A função Compras , integrada no processo de aprovisionamento das Organizações, assume então uma importância acrescida na rentabilidade das Organizações, devendo contribuir de forma decisiva para a recuperação de margens perdidas nos últimos anos, através da redução de preços de compra e optimização da relação negocial com fornecedores . Este objectivo será resultado de uma correcta modelação de decisões e de efectivo controlo de Fornecedores realizado em tempo útil, partindo da correcta caracterização de parâmetros de análise de necessidades e do conhecimento detalhado do perfil dos fornecedores e características do serviço ou mercadoria a comprar.
O Curso Gestão Eficaz de Compras propõe uma abordagem destinada a modelar a actuação do operador de compras, centrado no conhecimento de parâmetros de avaliação de necessidade integrados com processos que caracterizam as informações essenciais à fundamentação da decisão de compra, permitindo sistematizar os critérios de compra e o domínio desta importante função.
A função Compras , integrada no processo de aprovisionamento das Organizações, assume então uma importância acrescida na rentabilidade das Organizações, devendo contribuir de forma decisiva para a recuperação de margens perdidas nos últimos anos, através da redução de preços de compra e optimização da relação negocial com fornecedores . Este objectivo será resultado de uma correcta modelação de decisões e de efectivo controlo de Fornecedores realizado em tempo útil, partindo da correcta caracterização de parâmetros de análise de necessidades e do conhecimento detalhado do perfil dos fornecedores e características do serviço ou mercadoria a comprar.
O Curso Gestão Eficaz de Compras propõe uma abordagem destinada a modelar a actuação do operador de compras, centrado no conhecimento de parâmetros de avaliação de necessidade integrados com processos que caracterizam as informações essenciais à fundamentação da decisão de compra, permitindo sistematizar os critérios de compra e o domínio desta importante função.
Objetivos
Dotar os Participantes dos conhecimentos e técnicas para melhorar a eficácia da função de compras da sua empresa , com realce para a melhoria das condições de suporte à decisão , redução de custos e a actuação estratégica da gestão de stocks e fornecedores.
No final do curso os Participantes deverão ser capazes de:
- Caraterizar a função compras na Organização e as suas relações com outros departamentos;
- Estabelecer a organização do processo entre apuro de necessidade e entrega de bem ou serviço;
- Identificar, selecionar, avaliar fornecedores;
- Identificar e definir informações críticas para modelar critérios de decisão – produto, stock, fornecedor;
- Definir e sistematizar critérios de suporte à decisão e negociação para processo de compra.
Programa
1. Organização da Função Compras
2. Modelo de informação de suporte à função Compras
3. Gestão de Stock e consumos
4. Angariação e Gestão de Fornecedores
5. Negociação de compras
6. Custos e monitorização de resultados
- Função compras no âmbito do Aprovisionamento
- Dossier de compra e Cadernos de Encargos
- Registo e controlo de encomendas
- Registo , organização e arquivo de informação
2. Modelo de informação de suporte à função Compras
- Caracterização de Artigos e Serviços
- Parâmetros de análise de Stock e dos consumos
- Estatísticas de compras - preços, quantidades, tempo entrega
- Parâmetros de análise de Fornecedor
- Parâmetros custo de encomenda e condições de pagamento
- Estruturação de modelo de decisão de compra
3. Gestão de Stock e consumos
- Stock Mínimo, Disponível e Stock Máximo
- Cálculo do consumo médio de Prazo de aprovisionamento
- Valorização do Custo médio de artigo
- Quantidade Económica e Ponto de Encomenda
4. Angariação e Gestão de Fornecedores
- Critérios de procura, escolha e angariação de Fornecedor
- Contractos, Adjudicações e condições comerciais
- Registo de reclamações e incidentes
- Parâmetros de avaliação de Fornecedor
5. Negociação de compras
- Etapas da negociação
- Planeamento da negociação
- Estratégias para melhoria do poder negocial
6. Custos e monitorização de resultados
- Cálculo de custo real de Produto ou Serviço
- Custo administrativo da compra
- Monitorização de custo de compra e custo de stock
- Indicadores de desempenho da função Compras
Interessa a
- A quadros de organizações que tenham funções nas áreas da logística, operações, compras e distribuição;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de ensino
- Expositivo, Ativo e Interativo com recurso a Multimédia;
- Exercicios e casos práticos .
Data e horário
Esta formação teve a duração de 16 horas.