Podemos ajudar?
Faça aqui a sua pesquisa

Gestão Eficaz das Compras

Gestão Eficaz das Compras

9ª edição

Introdução

Em muitas atividades as margens comerciais têm vindo a decrescer por efeito da perda de valor do mercado e da globalização. Neste cenário as empresas ajustam os seus processos para racionalização de encargos e actuam do lado dos fornecedores para minimizar valor de compras. 
 
A função Compras , integrada no processo de aprovisionamento das Organizações, assume então uma importância acrescida na rentabilidade das Organizações, devendo contribuir de forma decisiva para a recuperação de margens perdidas nos últimos anos, através da redução de preços de compra e optimização da relação negocial com fornecedores . Este objectivo será resultado de uma correcta modelação de decisões e de efectivo controlo de Fornecedores realizado em tempo útil, partindo da correcta caracterização de parâmetros de análise de necessidades e do conhecimento detalhado do perfil dos fornecedores e características do serviço ou mercadoria a comprar.
 
O Curso Gestão Eficaz de Compras propõe uma abordagem destinada a modelar a actuação do operador de compras, centrado no conhecimento de parâmetros de avaliação de necessidade integrados com processos que caracterizam as informações essenciais à fundamentação da decisão de compra, permitindo sistematizar os critérios de compra e o domínio desta importante função.

Objetivos

Dotar os Participantes dos conhecimentos e técnicas para melhorar a eficácia da função de compras da sua empresa , com realce para a melhoria das condições de suporte à decisão , redução de custos e a actuação estratégica da gestão de stocks e fornecedores. 
 
No final do curso os Participantes deverão ser capazes de:
  • Caraterizar a função compras na Organização e as suas relações com outros departamentos;
  • Estabelecer a organização do processo entre apuro de necessidade e entrega de bem ou serviço;
  • Identificar, selecionar, avaliar fornecedores;
  • Identificar e definir informações críticas para modelar critérios de decisão – produto, stock, fornecedor;
  • Definir e sistematizar critérios de suporte à decisão e negociação para processo de compra.

Programa

1. Organização da Função Compras
  • Função compras no âmbito do Aprovisionamento
  • Dossier de compra e Cadernos de Encargos
  • Registo e controlo de encomendas
  • Registo , organização e arquivo de informação

 2. Modelo de informação de suporte à função Compras
  • Caracterização de Artigos e Serviços
  • Parâmetros de análise de Stock e dos consumos
  • Estatísticas de compras - preços, quantidades, tempo entrega
  • Parâmetros de análise de Fornecedor  
  • Parâmetros custo de encomenda e condições de pagamento
  • Estruturação de modelo de decisão de compra

 3. Gestão de Stock e consumos
  • Stock Mínimo, Disponível e Stock Máximo
  • Cálculo do consumo médio de Prazo de aprovisionamento 
  • Valorização do Custo médio de artigo
  • Quantidade Económica e Ponto de Encomenda

 4. Angariação e Gestão de Fornecedores
  • Critérios de procura, escolha e angariação de Fornecedor
  • Contractos, Adjudicações e condições comerciais
  • Registo de reclamações e incidentes
  • Parâmetros de avaliação de Fornecedor

 5. Negociação de compras
  • Etapas da negociação
  • Planeamento da negociação
  • Estratégias para melhoria do poder negocial

 6. Custos e monitorização de resultados
  • Cálculo de custo real de Produto ou Serviço
  • Custo administrativo da compra
  • Monitorização de custo de compra e custo de stock
  • Indicadores de desempenho da função Compras

Interessa a

  • A quadros de organizações que tenham funções nas áreas da logística, operações, compras e distribuição;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

  • Expositivo, Ativo e Interativo com recurso a Multimédia;
  • Exercicios e casos práticos .

Data e horário

Esta formação teve a duração de 16 horas.
Subscreva a nossa Newsletter
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt